Conecte-se conosco

Ceará

Senado aprova inscrição do Padre Cícero no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Publicado

em

O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (14), o projeto de lei (PL 10/2020) que inclui o nome de padre Cícero Romão Batista, o conhecido ‘Padim Ciço’, como herói do Brasil. O projeto inscreve o nome do beato cearense no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

A proposta foi apresentada na Câmara dos Deputados pelo deputado José Guimarães (PT), tendo ido para o Senado com a relatoria do senador Cid Gomes (PDT). Após a aprovação, agora, o projeto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Quem foi padre Cícero

Nascido a 24 de março de 1844, no município de Crato, na região do Cariri cearense, Cícero Romão Batista cursou o seminário em Fortaleza e foi ordenado padre em 1870, aos 26 anos. No povoado em que veio a residir posteriormente, em Juazeiro do Norte, desenvolveu intenso trabalho pastoral por meio de pregações, aconselhamentos, confissões e visitas domiciliares, conquistando a simpatia e a confiança da população.

Em 1889, foi atribuído a ele o que seria seu primeiro milagre conhecido. Na ocasião, ao participar de uma comunhão geral, oficiada por ele na Capela de Nossa Senhora das Dores, a beata Maria de Araújo teria presenciado a hóstia ofertada a ela transformar-se em sangue. O fenômeno repetiu-se algumas vezes, e o milagre da hóstia tornou-se amplamente conhecido na região.

De Fortaleza, um bispo chegou a enviar dois padres e um médico para analisar os fenômenos. Como a Igreja Católica não comprovou o milagre, os padres que acreditavam tiveram que se retratar publicamente, e Padre Cícero teve a ordem suspensa. Jornais da época acusavam Cícero de falsificar o milagre da hóstia.

Com a proibição do exercício eclesiástico, Cícero Romão ingressou na vida política, atuando pela emancipação de Juazeiro do Norte e passando a exercer, a partir de 1911, o cargo de prefeito do recém-criado município. Ele faleceu aos 90 anos de idade, na cidade que ajudou a criar e governou, em 20 de julho de 1934.

Até hoje, todos os anos, milhares de romeiros chegam à cidade para visitar seu túmulo na Capela do Socorro. Nos meses de março, a Romaria de Padre Cícero inclui festejos e comemorações na cidade, que é marcada por ter uma grande estátua do padre. As datas que marcam seu nascimento e morte também atraem muitos romeiros de todas as localidades do Brasil para o local.

O que é Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Herói ou heroína da pátria é um título dado a personalidades que tiveram papel fundamental na defesa ou na construção do país. O nome é registrado no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria — ou Livro de Aço, pois a obra de fato é formada por páginas de aço — abrigado no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Criado em 1992, o livro reúne protagonistas da liberdade e da democracia, que dedicaram sua vida ao país em algum momento da história. A inscrição de um novo personagem depende de lei aprovada no Congresso.

Até março de 2023, 64 títulos foram inscritos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, sendo 51 homens e 13 mulheres. São militares, escritores ou intelectuais, revolucionários, políticos, enfermeiros, inventores, músicos e um imperador.

Entre os heróis e heroínas brasileiros, estão nomes como Tiradentes, Anita Garibaldi, Chico Mendes, Zumbi dos Palmares, Machado de Assis, Chico Xavier, Santos Dumont e Zuzu Angel.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ceará

Elmano de Freitas promove reunião para planejar ações de combate aos efeitos do El Niño no Ceará

Publicado

em

Por:

O governador Elmano de Freitas (PT) convocou, nesta terça-feira (28), reunião conjunta para elaborar um plano de ações de contingências para os impactos do El Niño em 2024. O momento, que aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, contou com a participação de diversos órgãos como a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Cogerh, Funceme, Sohidra, Defesa Civil, Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Sema), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), dentre outras.

Elmano de Freitas reconheceu o cenário complicado que se desenha para 2024, mas destacou a importância do Estado se antecipar para conseguir o melhor plano de prevenção para os cearenses. “O cenário para 2024 será desafiador. É importante que possamos aprofundar ao máximo a situação que teremos pela nossa frente. Em comparação com outros anos mais complicados, saímos na frente e poderemos nos planejar, o que é fundamental. Desta maneira, buscamos diminuir as dificuldades previstas para o próximo ano”, disse.

O governador também determinou aos técnicos dos órgãos presentes que detalhem, o mais breve possível, um conjunto de obras prioritárias para o enfrentamento aos efeitos da estiagem que se prenuncia para 2024 em função do El Niño. A intenção é levar a demanda ao Governo Federal no sentido de obter recursos para viabilizar as ações emergenciais.

O atual titular da SRH, Ramon Rodrigues, destaca a atual recarga hídrica e a intenção de engajar os municípios nas discussões. “Tivemos um aporte razoável neste ano, mas não podemos projetar gastar, precisamos de muita parcimônia no uso dessa água. Já sabemos que não teremos boa recarga em 2024, então já estamos pensando também em 2025 em diante. Queremos intensificar os encontros dos grupos de discussão da seca e engajar maior suporte, trazendo também as prefeituras e os municípios como aliados dessa preocupação, analisando onde há maior necessidade e prevendo os problemas”, comentou.

Eduardo Sávio, presidente da Funceme, detalhou o processo que irá se iniciar já nos próximos dias, com novas reuniões, inclusive demandando o Governo Federal. “A preparação é criar um plano detalhado de ações que vão ser implementadas ainda no início do ano que vem, em resposta a esse possível evento. Nós estamos nos antecipando ao que achamos provável para a quadra chuvosa de 2024. O quadro que se apresenta é sim preocupante, mas o fato de se preparar com antecedência é algo fundamental”, explicou.

Segurança hídrica

Ainda sobre o quadro para 2024, Eduardo Sávio também comentou que, por conta de anos positivos recentes, alguns municípios estarão resguardados. “Nós temos, pelo estágio atual das nossas reservas, uma segurança hídrica para o próximo ano para a Região Metropolitana de Fortaleza. Mas, de qualquer forma, é importante a antecipação. Até porque não sabemos como serão os anos que se seguem, 2025, 2026, 2027, que sempre tem aquela possibilidade de uma seca multi-anual. Também por isso, é muito importante que a população se conscientize no uso da água. Esse tipo de pequenas ações, pequenos gestos, podem resultar em grande economia quando a gente olha uma escala maior, como a da região metropolitana”, pontuou.

Continue Lendo

Ceará

Com previsão de seca em 2024, Governo do Ceará discute atual cenário do El Niño

Publicado

em

Por:

Menos chuvas, mais calor em 2024. Estes são alguns dos possíveis efeitos do fenômeno climático El Niño no Ceará. Na última semana, o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio, comentou a perspectiva de ocorrer uma seca no estado durante o próximo ano.

O último período oficial de El Niño no Ceará foi em 2016, quando o Governo do Estado precisou elaborar o Plano Estadual de Convivência com a Seca, contendo medidas emergenciais e complementares para garantir segurança hídrica, segurança alimentar, benefícios sociais e sustentabilidade econômica.

Pensando em 2024, o governador Elmano de Freitas (PT) convocou para esta terça-feira (28), às 9h, no Palácio da Abolição, uma reunião para discutir o cenário atual do El Niño e seus impactos para 2024. O chefe do Executivo estadual pretende ainda divulgar ações preventivas e estruturantes implementadas pelas secretarias de governo.

O que é o El Niño

O El Niño é um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial. Ele ocorre em intervalos irregulares de cinco a sete anos e tem duração média que varia entre um ano a um ano e meio, com início nos últimos meses do ano.

Impactos no Brasil

No país, o fenômeno aumenta o risco de seca na faixa norte das regiões Norte e Nordeste e de grandes volumes de chuva no Sul do País. Isso ocorre porque a água da superfície do Pacífico, que está muito mais quente do que o normal, evapora com mais facilidade. Ou seja, o ar quente sobe para a atmosfera mais alta, levando umidade e formando uma grande quantidade de nuvens carregadas.

Logo, no meio do Oceano Pacífico, chove muito e com frequência durante o El Niño. Durante as chuvas, esse mesmo ar quente, agora mais seco, continua circulando e, dessa vez, desce no norte da América do Sul, inibindo a formação de nuvens e, consequentemente, a ocorrência de chuvas em parte do Norte e Nordeste do Brasil. Afinal, o ar que provoca a formação de nuvens é aquele que sobe da superfície terrestre para a atmosfera e não o contrário.

Já na Região Sul, o El Niño aumenta a probabilidade de chuvas acima da média porque a circulação dos ventos em grande escala, causada pelo El Niño, também interfere em outro padrão de circulação de ventos na direção norte-sul e essa interferência age como uma barreira, impedindo que as frentes frias, que chegam pelo Hemisfério Sul, avancem pelo País. Logo, as frentes ficam concentradas por mais tempo na Região Sul do Brasil.

Continue Lendo

Ceará

Governo anuncia municípios cearenses que serão beneficiados com novas moradias do Minha Casa Minha Vida; veja lista

Publicado

em

Por:

O Ceará será beneficiado com a construção de Unidades Habitacionais selecionadas para a Faixa 1 do Novo Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Nesta etapa, o projeto é voltado para famílias com renda mensal de até 2 salários mínimos (R$ 2.640 em valores atuais). Em todo o país foram selecionadas 187,5 mil novas unidades habitacionais, espalhadas em 1.200 empreendimentos.

Confira os municípios do Ceará que receberão o MCMV:

  • Aquiraz – 144 casas
  • Barbalha – 150 casas
  • Beberibe – 144 casas
  • Brejo Santo – 144 casas
  • Camocim – 150 casas
  • Canindé – 150 casas
  • Caucaia – 948 casas
  • Crateús – 54 casas
  • Crato – 442 casas
  • Eusébio – 144 casas
  • Fortaleza – 3.462 casas
  • Granja – 144 casas
  • Horizonte – 50 casas
  • Icó – 100 casas
  • Iguatu- 100 casas
  • Itaitinga – 100 casas
  • Juazeiro do Norte – 808 casas
  • Maracanaú – 880 casas
  • Maranguape – 576 casas
  • Pacajus – 150 casas
  • Pacatuba – 150 casas
  • Quixadá – 150 casas
  • Russas – 150 casas
  • Sobral – 500 casas
  • Tauá – 144 casas
  • Tianguá – 144 casas
  • Trairi – 150 casas

O governador Elmano de Freitas (PT) participou, em Brasília, da solenidade de anúncio do MCMV. Durante a cerimônia, onde representou os governadores brasileiros, ele destacou a importância do programa para aqueles que estão em busca da casa própria.

Elmano de Freitas afirmou que o Programa vai garantir casa para quem mais precisa e emprego e renda durante a construção das unidades.

Continue Lendo

Ceará

Mostra Ciclos de Dança em Tabuleiro do Norte chega à 8ª edição

Publicado

em

Por:

Com uma tradição em dança que resultou no reconhecimento entre os profissionais dessa arte no estado do Ceará, a cidade de Tabuleiro do Norte atrai companhias e bailarinos para a VIII Mostra Ciclos de Dança, que acontecerá na próxima sexta-feira (24) e sábado (25). A mostra volta à cena depois de um hiato de seis anos, período em que os artistas locais seguiram investindo na formação e na criação.

Com foco no estímulo à construção de intercâmbio entre artistas e grupos de diversas cidades cearenses, a Mostra Ciclos de Dança possibilita ampliação das experiências estéticas dos moradores de Tabuleiro do Norte, que desde a primeira edição unem forçar para captar recursos através de vendas de camisas, rifas, promoções, além de angariar pequenos patrocínios e contar trabalhos voluntários de membros e bailarinos da Cia Ciclos de Dança, num reflexos do envolvimento e comprometimento da população, por este considerado um dos projetos culturais de maior relevância do Vale do Jaguaribe.

PROGRAMAÇÃO

A 8ª edição da Mostra Ciclos de Dança começa no dia 24 (sexta-feira) com a bailarina, coreógrafa e performer Silvia Moura, de Fortaleza, apresentando A cadeirinha e eu”, às 20h, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos e Municipais de Tabuleiro do Norte – Simsep. No sábado, às 9h, Lairton Freitas conduz a oficina “Arte Educação: ensino da dança na escola”, na Academia Ciclos, voltada a professores da rede pública de ensino municipal.

No sábado à noite, a partir das 20h, a Mostra terá um palco na Praça do Gulas e cadeiras para cerca de 600 pessoas na plateia. Em cena, trabalhos coreográficos de atrações de Tabuleiro do Norte, Paracuru, Fortaleza e Quixadá. São eles: A dança que me escolheu”, com Escola de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte); “Canto do povo de um lugar”, com Escola de Dança de Paracuru (Paracuru); “Temperados de Sol”, com Escola de Dança de Paracuru (Paracuru); “D’Kebrada – Memórias de um Território”, Instituto Katiana Pena (Fortaleza); “Muvuca”, Coletivo Muvuca (Fortaleza); e “Milagreiro”, com Cia Rastro (Quixadá). As apresentações são livres para público de todas as idades.

A VIII Mostra de Dança Ciclos é uma realização da Cia de Dança Ciclos, com a direção geral de Duaram Gomes. Patrocínio: Multi Cópias, Stampa, Romildo Motopeças, Açaizeiro, Zizi Moda Fashion, Box Alpha, Boca Cheia, Espaço Diva, Rádio e TV Nativa, Super Varejinho, Clênia Chaves, Cambado, Renata Vasconcelos, Lulu Tabuleiro, Lucieldo Sena, Sindicato dos Servidores Públicos e Municipais de Tabuleiro do Norte – Simsep, Secretaria de Cultura de Tabuleiro do Norte, Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura Municipal de Tabuleiro do Norte.

SERVIÇO

VIII Mostra Ciclos de Dança – Dias 24 e 25 de novembro de 2023 em Tabuleiro do Norte.

Informações: FONE (88) 3424.1453. ciadedancaciclos@yahoo.com.br

Continue Lendo

Ceará

Escritor de Limoeiro do Norte vence prêmio mundial de literatura nos EUA

Publicado

em

Por:

Natural de Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe, o escritor Stênio Gardel venceu, na categoria tradução, o National Book Awards, um dos prêmios de literatura mais tradicionais dos Estados Unidos. A cerimônia da final ocorreu na noite desta quarta-feira (15), em Nova York, sendo conduzida pela apresentadora Oprah Winfrey.

O limoeirense foi vencedor com o romance de estreia “A palavra que resta“, lançado pela Companhia das Letras em 2021, e traduzido por Bruna Dantas Lobato com o título em inglês “The Words That Remain”. A obra foi publicada nos Estados Unidos pela editora New Vessel Press e disputou o troféu com outros nove livros originalmente escritos em árabe, holandês, francês, alemão, coreano e espanhol. O prêmio de US$ 10 mil será dividido igualmente entre o autor e a tradutora.

Após vencer o prêmio, Stênio Gardel usou o discurso de vitória para agradecer sua mãe, dona Irene. “Ela não está mais entre nós, mas ela sempre acreditou em mim, e eu não estaria aqui sem ela. Ela foi a melhor a mãe e eu sinto muito falta dela”.

Continue Lendo

Ceará

Ceará recebe 33 novas ambulâncias do Samu

Publicado

em

Por:

O Ceará recebeu 33 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nesta quinta-feira (9). A oficialização da entrega ocorreu durante audiência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o governador do estado, Elmano de Freitas (PT), no Palácio do Planalto, em Brasília. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também participou do ato.

A ação do governo Lula ocorre em comemoração aos 20 anos do Samu no Brasil. Dos novos veículos da frota, 25 são do tipo Unidade de Suporte Básico (USB) e oito são do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel. Adquiridas através do Ministério da Saúde, as novas ambulâncias serão destinadas a 25 municípios cearenses, divididos em três Centrais de Regulação de Urgências (CRU).

Elmano de Freitas comemorou a renovação da frota, destacando os benefícios para a população cearense. “Com este acréscimo, praticamente chegaremos ao número de 200 ambulâncias no Ceará. Atualmente, já contamos com 100% de cobertura no atendimento dentro do estado. Renovando a frota, tenho certeza que nosso serviço irá melhorar a sua resposta e o seu atendimento”, disse.

“Eu lembro a primeira vez que a gente entregou uma ambulância. Foi um ato muito bonito. Foi uma das coisas mais importantes que fizemos para diminuir o tempo que uma pessoa acidentada vai do local do acidente até o hospital. Já vai completar 20 anos”, destacou o presidente Lula.

Samu no Ceará

O Samu Ceará realiza, em média, 7 mil atendimentos por mês. Ao todo, o serviço conta conta com a colaboração de mais de dois mil profissionais, entre condutores, farmacêuticos, técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos, auxiliares administrativos, supervisores administrativos, vigilantes, motoqueiros, auxiliares de serviços gerais, assistentes de gestão da saúde, analistas de gestão da saúde, gerentes, assessores técnicos e técnicos auxiliares de regulação médica, os chamados TARMs.

Continue Lendo

Em Alta