Conecte-se conosco

Política

Sávio Gurgel (PDT) é eleito prefeito de Russas com 61,99% dos votos válidos

Publicado

em

Sávio Gurgel, do PDT, foi eleito prefeito de Russas neste domingo (15), com 61,99% dos votos válidos. Em entrevista ao radialista Luiz Lopes, o próximo prefeito de Russas agradeceu por todo o apoio e aos 28.265 eleitores que depositaram o voto em sua candidatura.

Sávio deixou sua gratidão para toda sua família, destacando o seu sogro, o empresário Leleu, que apoiou sua candidatura. O próximo prefeito de Russas falou que colocará em prática suas propostas para o homem do campo, aos universitários que buscam emprego, e pretende levar Russas a ser destaque não só no Vale do Jaguaribe, como também em todo o Estado do Ceará.

“Estou preparado, sou um jovem determinado”, afirmou Sávio. Ele vai contar com o apoio do PDT, seu partido, através do senador Cid Gomes e o seu irmão Ciro Gomes. Gurgel também vai ter o apoio do governador do Ceará, Camilo Santana.

Sobre a formação do seu secretariado, ele falou que até o momento não assumiu compromisso com ninguém. Sávio mostrou que pretende colocar pessoas com habilidades técnicas para assumir as pastas de sua gestão a partir de 2021.

Resultado completo

Savio Gurgel – PDT – 61,99%
Nathizael – PT – 32,70%
Júnior Gonçalves – DEM – 5,31%

Clique aqui para escutar a entrevista completa com o próximo prefeito de Russas, Sávio Gurgel.

Destaque

Cid Gomes é destituído da presidência do PDT no Ceará

Publicado

em

Por:

A interminável briga do PDT do Ceará ganhou mais um capítulo nesta segunda-feira (2). O presidente nacional, deputado federal André Figueiredo, anunciou que decidiu destituir o senador Cid Gomes do comando estadual da sigla e voltar a assumir a presidência do partido no Ceará.

A atitude, que contou com o aval de do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, é uma resposta a reunião do diretório estadual ocorrida na última sexta-feira (29). Na ocasião, Cid tentou aprovar um apoio formal do partido ao governo Elmano de Freitas (PT). O caso gerou troca de acusações e clima tenso entre correligionários, com direito a gritaria e empurra-empurra.

Em comunicado, André Figueiredo destacou os motivos da destituição do senador. “Pedi licença da direção do partido com três premissas básicas. Uma era o avanço de uma pacificação interna. Dois era a não emissão de carta de anuência para qualquer companheiro e, três, nenhuma aproximação com o Governo Elmano [PT] sem uma prévia conversa entre eu, Lupi, Cid e Elmano. Lamentavelmente o que nós vimos foi que tivemos cada vez mais dificuldades na pacificação. Foi emitida uma carta de anuência para o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, sem uma conversa com a direção nacional do partido“, disse.

Continue Lendo

Destaque

Hospital Regional do Vale do Jaguaribe começa a ofertar serviço de oncologia para 40 municípios

Publicado

em

Por:

O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), localizado no município de Limoeiro do Norte, agora disponibiliza serviços para o tratamento de pacientes com câncer. O atendimento especializado foi iniciado nesta quarta-feira (27) e contou com visita do governador Elmano de Freitas (PT), acompanhado da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho.

Cearenses de 40 municípios, que compõem as regiões do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central, serão beneficiados com a chegada do serviço de oncologia ao HRVJ. A expectativa é que, até outubro de 2024, 2.714 pacientes passem por acompanhamento na unidade. O custo mensal estimado para a manutenção no equipamento é de R$ 2,42 milhões.

Os trabalhos incluem oncologia clínica, ambulatorial, hospitalar, especializada, quimioterapia, hormonioterapia, entre outras. Também fará exames laboratoriais e de imagem, nutrição especializada, oncogenética, além de cirurgia. No total, são quatro consultórios para triagem e consultas; uma sala de cirurgia exclusiva; e um Hospital Dia para infusão de medicamentos, funcionando de segunda a sexta-feira.

Elmano de Freitas destacou a comodidade e a agilidade que o novo serviço irá trazer para toda a população do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central. “Estamos entregando aqui uma grande conquista para a população de todo o Vale do Jaguaribe. Com esse serviço, o cearense e a cearense que aqui reside, aqui será atendido. Acaba o sofrimento de todo um deslocamento até Fortaleza. Fico muito feliz e tenho certeza que isso será um grande marco”, disse.

Tânia Coelho salientou as demandas que serão atendidas através da chegada do novo serviço na região. “Existe um estudo epidemiológico que afirma que cerca de 2 mil pessoas estão com câncer nesta região. Queremos atender toda essa parcela dos cearenses. O que é importante é dar acesso à população para o tratamento do câncer, algo tão necessário”, comentou.

Continue Lendo

Destaque

TRE-CE suspende julgamento da cassação de chapa do PL e envia para TSE decidir suspeição de juiz

Publicado

em

Por:

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Raimundo Nonato Silva Santos, encaminhou, nesta quarta-feira (27), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, a análise de recursos do processo que cassou quatro deputados do PL do estado por fraude à cota de gênero.

Com isso, o TRE-CE suspendeu o andamento do processo, que está na fase de julgamento dos recursos chamados embargos de declaração. No entanto, não há mudança na atual situação dos parlamentares Carmelo Neto, Dra. Silvana, Marta Gonçalves e Alcides Fernandes, que foram cassados em maio deste ano, por 4 votos a 3. Eles seguem no exercício dos mandatos na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

A decisão do juiz Raimundo Nonato foi tomada após a defesa do presidente do PL no Ceará, Acilon Gonçalves, apresentar um recurso em que defende a suspeição de Francisco Érico Carvalho Silveira. Segundo a defesa do prefeito de Eusébio, o magistrado teria ligações profissionais e políticas com um adversário de Acilon no município, sendo, inclusive sócio em um escritório de advocacia de Rafael Sá, filho do ex-prefeito do Eusébio, Edson Sá.

Após o Pleno do Tribunal rejeitar o recurso, a defesa do presidente do PL Ceará apresentou um recurso ao TRE-CE, que resolveu submeter o caso da suposta suspeição ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, o processo segue parado até a Corte superior analisar o caso. Não existe previsão de quando isso ocorra.

Continue Lendo

Destaque

Bolsonaro visita o Ceará neste sábado (30) e participa de evento do PL Mulher com Michelle

Publicado

em

Por:

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participa, no próximo sábado (30), do Encontro Estadual do PL Mulher Ceará, em Fortaleza, onde acompanha a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), que preside o Partido Liberal feminino no país. O evento será realizado no La Maison Buffet, a partir das 10 horas.

A visita de Bolsonaro foi confirmada pelo deputado federal André Fernandes (PL), que usou as redes sociais para publicar um vídeo ao lado do ex-presidente. “Todos nós estaremos presentes no PL Mulher como assistentes, afinal é sempre uma satisfação ouvir as mulheres falar. É sempre bons conselhos para nós, bons ensinamentos e queremos aprender muito com elas”, disse Bolsonaro, que convidou as mulheres a participarem do encontro.

Horas depois, o deputado estadual Carmelo Neto (PL) também foi as redes sociais para falar sobre a visita do ex-presidente. Em vídeo ao lado de Bolsonaro, o parlamentar afirma que sexta-feira (29) terá um encontro do ex-chefe do Executivo federal com as lideranças políticas do partido no Ceará. “Sexta-feira, a agenda fica por conta de vocês, o clube do bolinha, e no sábado são as senhoras, as mulheres. Nós estaremos como espectadores lá, não tá previsto homem falar, é o dia das mulheres. Porque nós sabemos da importância delas na política”, afirmou Bolsonaro.

Continue Lendo

Destaque

Deputados do PSD emparedam Padilha e cobram comando da Funasa para Domingos Filho

Publicado

em

Por:

A bancada do PSD na Câmara dos Deputados aproveitou um evento no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (26), para “emparedar” o ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Alexandre Padilha (PT). Os parlamentares cobram que o governo federal cumpra uma promessa de entregar o comando da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) ao partido.

Os deputados alegam que existe um “compromisso” da gestão Lula nomear o ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho (PSD), para presidir o órgão. Eles, inclusive, deram indícios que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, pode cair do cargo se não concretizar o combinado. “Se a gente dançar, a ministra [Nísia] vai dançar também”, disse a deputada Laura Carneiro (PSD) a Padilha, em áudio captado por jornalistas da Rádio CBN.

Ao perceber a presença da imprensa no local, Alexandre Padilha admitiu as intimidações. “Vocês viram o baculejo que eu tomei?”, questionou o ministro em tom irônico. Baculejo é uma gíria utilizada para se referir à revista feita por policiais que, em local público, colocam um suspeito com os braços e pernas abertas contra uma parede. Ele foi procurado por jornalistas no fim do evento para comentar sobre o ocorrido, mas evitou dar qualquer declaração.

Continue Lendo

Destaque

Lula passará por cirurgia no quadril na próxima sexta-feira (29)

Publicado

em

Por:

Na próxima sexta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será submetido a uma cirurgia no lado direito do quadril, em razão de uma artrose na cabeça do fêmur, que é um desgaste na cartilagem que reveste as articulações, o que causa dores e até limitações de movimento. O petista sofre dessas dores desde agosto do ano passado, período em que disputava a Presidência.

O procedimento restaurador, chamado de artroplastia do quadril, será realizado no mesmo dia da internação, na unidade do Hospital Sírio-Libanês de Brasília, segundo informações da assessoria do presidente. A cirurgia, com anestesia geral, deve durar algumas horas, e Lula ficará internado na unidade hospitalar até a terça-feira (3).

Quando tiver alta do hospital, o presidente vai para o Palácio da Alvorada, residência oficial, de onde também despachará ao longo de 4 semanas, enquanto se recupera totalmente da cirurgia. Não há, no entanto, previsão de que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assuma a Presidência da República nesse período.

A assessoria de Lula também informou que Lula não fará nenhuma viagem no período de 4 a 6 semanas após a cirurgia. O próximo giro internacional do presidente deve ser a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no fim de novembro, seguida de uma visita à Alemanha, no início de dezembro.

Continue Lendo

Em Alta