Conecte-se conosco

Sertão Central

Saiba o que volta a funcionar no Sertão Central e Vale do Jaguaribe a partir de segunda-feira (28)

Publicado

em

O Governo publicou na noite deste sábado (26), no Diário Oficial do Estado, decreto com novas regras para o isolamento social, permitindo que novas atividades voltem a funcionar presencialmente. Mas apesar de todos os municípios estarem na fase 4 do plano de retomada, as regras são distintas de acordo com o tempo em que as macrorregiões estão na etapa.

Conforme o próprio governador Camilo Santana anunciou ontem pelas redes sociais, foi liberada a operação de parques infantis em shoppings, circos e ginásios a partir de segunda (28) na Capital e região de saúde de Fortaleza. Nas regiões Norte, Sertão Central  e Litoral Leste/Jaguaribe, podem voltar as apresentações artísticas em restaurantes, entre outras atividades.

O decreto ainda estabelece que os estabelecimentos que não cumprirem as regras dos protocolos serão autuados por agentes de fiscalização e advertidos. Em caso de reincidência, serão autuados novamente e terá as atividades suspensas por sete dias, situação em que só poderão reabrir com avaliação favorável de inspeção.

O proprietário poderá apresentar a defesa contra o auto de infração no órgão ao qual pertence o agente de fiscalização. O Estado, através da Secretaria da Saúde do Estado, da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Estadual, auxiliará os agentes municipais na fiscalização.

Confira o que volta a partir de segunda:

Capital e Região de Saúde de Fortaleza

  • Passam a ser liberadas as aulas nas escolas de vigilância, desde que não possam ser realizadas remotamente, observados os Protocolos Geral e Setorial 18;
  • O transporte aquaviário, desde que sem serviço de bar e respeitados todas as medidas de biossegurança;
  • As apresentações de circo, respeitadas todas as medidas de biossegurança;
  • Os eventos automobilísticos, no autódromo internacional Virgílio Távora, sem público, no horário de 8h, desde que respeitadas as medidas de biossegurança;
  • As atividades dos parques infantis, desde que limitada a capacidade de atendimento a 35% e cumpridas as medidas gerais e específicas, ficando condicionada a abertura do estabelecimento à inspeção realizada por autoridade sanitária da SESA;
  • A prática de atividades esportivas em quadras e ginásios cobertos, desde que evitadas aglomerações;
  • O desempenho de atividades autorizadas em estabelecimentos que congregam a prestação de serviços voltados à formação e à proteção social de jovens e adultos nas áreas da cultura, à arte, à ciência e ao esporte, observadas as medidas sanitárias estabelecidas para cada atividade.

Regras válidas para Acarape, Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Beberibe, Capistrano, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, General Sampaio, Guaiuba, Guaramiranga, Horizonte, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Miraíma, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, Pindoretama, Redenção, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama

Região de Saúde do Sertão Central e Vale do Jaguaribe/Litoral Leste

  • As aulas práticas presenciais para os concludentes do Curso de Formação Profissional para as carreiras de Oficiais Militares do Estado, as qualquer período, bem como as aulas práticas a não concludentes;
  • A execução do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, seguidas todas as medidas de segurança estabelecidas;
  • As apresentações artísticas em restaurantes e barracas de praia, desde que obedecidos os Protocolos Geral e Setoriais 6 e 19 constantes do Anexo II do Decreto, permanecendo vedadas exibições de jogos, lutas e “lives” em telões nos estabelecimentos;
  • A liberação de shows de humor em eventos, observados os Protocolos Geral e Setorial 22 constantes do Anexo II do Decreto

Regras válidas para Acaraú, Alcântaras, Ararendá, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Cariré, Carnaubal, Catunda, Chaval, Coreaú, Crateús, Croata, Cruz, Forquilha, Frecheirinha, Granja, Graça, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Independência, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Irauçuba, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Nova Russas, Novo Oriente, Pacujá, Pires Ferreira, Poranga, Quiterianópolis, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Benedito, Senador Sá, Sobral, Tamboril, Tianguá, Ubajara, Uruoca, Varjota, Viçosa do Ceará, Aiuaba, Arneiroz, Banabuiú, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Itatira, Madalena, Milhã, Parambu, Paramoti, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Tauá, Alto Santo, Aracati, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte.

Conteúdo: Diário do Nordeste

Destaque

FADAT conquista Selo de Responsabilidade Social da ABMES

Publicado

em

Por:

A Faculdade Dom Adélio Tomasin (FADAT) recebeu o Selo de Responsabilidade Social, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Esta distinção é um reconhecimento significativo do impacto e eficácia do “Projeto Conexão FADAT”.

O “Conexão FADAT” apresenta o desenvolvimento de várias atividades acadêmicas e institucionais e, ao mesmo tempo, presta diversos serviços à comunidade. Ele é itinerante e acontece nas praças principais das cidades que compõem o sertão central cearense.

O recebimento deste selo reflete o trabalho duro, a dedicação e o comprometimento dos colaboradores, docentes e discentes da FADAT, demonstrando que, juntos, estão fazendo a diferença na vida das pessoas. Um trabalho que tem o comando de Dom Adélio Tomasin e José Nilson.

Continue Lendo

Destaque

Censura: Câmara de Pedra Branca proíbe comentários durante transmissão das sessões

Publicado

em

Por:

Um verdadeiro absurdo foi cometido pela Câmara Municipal de Pedra Branca, na região do Sertão Central cearense. Isso porque, na manhã desta sexta-feira (18), os vereadores resolveram censurar a população que acompanha as sessões através das redes sociais. A partir de agora, quem estiver assistindo as lives não poderá se expressar, tendo em vista que os comentários não serão mais permitidos.

A ideia partiu do presidente da Casa, Juscelino Calíope (Solidariedade), que colocou o tema em votação informal, ou seja, sem a necessidade de procedimentos regimentais previstos pela lei. No total, 9 vereadores concordaram com a atitude ditatorial, enquanto 4 parlamentares foram contra a censura.

Veja como os vereadores votaram:

A favor da censura:

1. Josefa Matos (PSD)
2. Preto Flor (PSD)
3. Franzé (Solidariedade)
4. Rogério Curdulino (Solidariedade)
5. Silvan Cavalcante (PP)
6. Jayro Nikson (PT)
7. Raimundo Barbosa (PSB)
8. Juarez Abrantes (Solidariedade)
9. Juscelino Calíope (Solidariedade)

Contra a censura:

1. Dr. Rodolfo (Solidariedade)
2. Célio Lopes (Solidariedade)
3. Zé Filho (Solidariedade)
4. Aninha do Pinião (Solidariedade)

Continue Lendo

Sertão Central

Irapuan Pinheiro: Professores esperam rateio de recursos do Fundeb

Publicado

em

Por:

Prefeituras do Ceará efetuaram o pagamento de abono salarial a professores e outros profissionais da Educação com recursos que sobraram do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O rateio, tradicional no final do ano, acontece porque as prefeituras são obrigadas por lei a atingir, anualmente, o percentual de pelo menos 70% dos recursos destinados à valorização do magistério.

No município de Deputado Irapuan Pinheiro, na região do Sertão Central, tal percentual não foi alcançado, ou seja, o prefeito Gildecarlos Pinheiro (PDT) e o secretário Breno de Oliveira Torquatto deveriam realizar o pagamento aos profissionais da Educação. Porém, segundo professores ouvidos pelo Jornal do Ceará, equivocadamente e com ilegalidade, os valores não foram repassados pela gestão municipal.

O Jornal do Ceará procurou a Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Piquet Carneiro, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã e Solonópole (SINDSERP). De acordo com a presidente Celma Tereza, o sindicato tem organizado uma audiência para tratar do assunto com o prefeito Gildecarlos Pinheiro, que deve receber os profissionais somente em junho. O SINDSERP busca diálogo com o chefe do Executivo municipal. Caso contrário, o sindicato vai acionar o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e entrará com uma ação na Justiça para resolver o caso.

Continue Lendo

Destaque

Acusado de estuprar e matar professora em Quixadá é condenado a 40 anos de prisão

Publicado

em

Por:

O acusado de estuprar e matar uma professora na cidade de Quixadá, na região do Sertão Central, foi condenado pelo Tribunal do Júri a 40 anos de prisão pelos crimes. Socorro Gomes, que tinha 48 anos, foi assassinada por volta das 6h do dia 1º de fevereiro de 2017. No dia, ela saiu de casa para fazer exercícios, porém desapareceu e foi encontrada em um matagal, no Bairro Jardim Monólitos, sem vida.

Segundo o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) no processo, Socorro estava fazendo caminhada quando foi atacada por Ernandes Benjamin de Paiva, o “Guelé, e arrastada para um local ermo, onde o homem matou a vítima e a estuprou depois de morta. No mesmo dia do crime o acusado foi preso. A identificação dele foi possível graças a uma testemunha que trafegava de motocicleta nas proximidades do local do crime e percebeu a vítima caminhando e o réu a seguindo. A testemunha chegou a parar a moto, o que fez o criminoso tentar disfarçar seus gestos. Ao perceber que a vítima estava distante, a testemunha então seguiu com o seu trajeto. Em exame pericial, ficou constatado a presença de material genético do réu no corpo da mulher

No julgamento, o Tribunal do Júri da Comarca de Quixadá acatou as teses defendidas pelo Ministério Público e condenou o réu com base nos artigos 121, parágrafo 2º, incisos IV e V, e 213, combinado com o artigo 69, todos do Código Penal. O promotor de Justiça Bruno de Albuquerque Barreto, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Quixadá, representou o MPCE no julgamento.

Continue Lendo

Sertão Central

Novo bispo de Quixadá vem da diocese de Tianguá

Publicado

em

Por:

Nesta quarta-feira (10), o Papa Francisco nomeou o novo bispo da diocese de Quixadá, na região do Sertão Central. O eleito é o padre Aurélio Pinto de Sousa, atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Viçosa do Ceará, na região da Serra da Ibiapaba. Ele pertence ao clero da diocese de Tianguá, que fica a 342 km da Terra dos Monólitos. Padre Aurélio será o quarto bispo de Quixadá, que está vacante desde 15 de dezembro de 2021, sucedendo a dom Angelo Pignoli. A informação foi confirmada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Biografia e trajetória eclesial 

Padre Aurélio Pinto de Sousa nasceu no dia 12 de novembro de 1974, na cidade de Guaraciaba do Norte (CE). É o segundo filho do casal Antônio Pinto de Sousa e Maria das Graças de Sousa. Concluiu o ensino médio no Colégio municipal Dom Pedro I, em Guaraciaba do Norte, no ano de 1993. 

Em 1994, ingressou no Seminário São José, em Tianguá (CE), onde fez a etapa do Propedêutico. Entre os anos de 1995 e 1997, cursou Filosofia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará (ITEP), em Fortaleza, cuja licenciatura foi validada, posteriormente, na Universidade Estadual do Ceará (UECE).  

Entre os anos 1998 e 2000, cursou bacharelado em Teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, atualmente, Faculdade Jesuíta. Em seguida, de 2001 a 2003, realizou o curso do mestrado em Teologia na mesma instituição. Sua ordenação diaconal aconteceu no dia 19 de março de 2003 e a ordenação presbiteral se deu no dia 12 de julho de 2003, pelas mãos de dom Francisco Hernández Arnedo, então bispo de Tianguá. 

Em 2007, cursou especialização em Formação Presbiteral no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG). Em 2009, iniciou doutorado em Teologia dogmático-sacramental no Pontifício Ateneo Santo Anselmo, em Roma.  

Entre suas atividades eclesiásticas, exerceu a função de Reitor do Seminário Dom Timóteo de Teologia, em Fortaleza, entre os anos de 2003 e 2008. E, em 2009, foi vigário paroquial na Catedral Senhora Sant´Ana, em Tianguá.  

Ao regressar para o Brasil após cursar doutorado, assumiu a função de administrador da Área Pastoral São Pedro (2014 a 2016); também foi pároco da paróquia São Pedro (2016 a 2022), em Tianguá. Desde o início deste ano é pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, na cidade de Viçosa do Ceará. Exerceu também as funções de membro do Conselho de Presbíteros, assistente eclesiástico para a Pastoral Litúrgica e representante do Clero. Desde o ano de 2003 é professor de Liturgia, Sacramentos e Mariologia na Faculdade Católica de Fortaleza. 

Continue Lendo

Sertão Central

Matheus Góis, prefeito de Pedra Branca, deve ser o novo presidente do Consórcio de Saúde do Sertão Central

Publicado

em

Por:

Nesta segunda-feira (24), durante assembleia, os membros do Consórcio de Saúde do Sertão Central decidiram oficializar a data que será realizada a eleição da nova diretoria. A votação ocorrerá na próxima quinta-feira (27), às 15h, na sede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Segundo informações obtidas pelo Jornal do Ceará, o prefeito de Pedra Branca, Matheus Góis (PSD), deve ser eleito presidente. O principal articulador da escolha pelo gestor pedrabranquense é o deputado Osmar Baquit (PDT).

Atualmente quem preside o consórcio é o prefeito de Ibicuitinga, Franzé Carneiro (PT), que não poderá seguir no cargo, conforme estatuto dos consórcios. O gestor queria fazer um sucessor, no caso, eleger o prefeito de Choró, Marcondes Jucá (PT). No entanto, Franzé e Marcondes serão derrotados. Existe um consenso por parte dos prefeitos Maurício Pinheiro (Senador Pompeu), Cirilo Pimenta (Quixeramobim), Ricardo Silveira (Quixadá), Edinho Nobre (Banabuiú), Alan Macedo (Milhã), Ana Vladia (Solonópole) e Elíria Queiroz (Ibaretama) para eleger Matheus Góis.

Continue Lendo

Em Alta