Conecte-se conosco

TV Jornal do Ceará

Russas iniciará, a partir da próxima semana, a Fase 3 da imunização contra Covid-19

Publicado

em

O município de Russas, uma das maiores cidades do Vale do Jaguaribe, divulgou, por meios oficiais, a decisão pelo início da 3ª fase de vacinação contra a Covid-19. A informação, na íntegra, será colocada aqui.

A Secretaria Municipal de Saúde de Russas (SEMUS), definiu os critérios e orientações para a Fase 3 de vacinação contra a Covid-19, que abrange o público de gestantes e puérperas, de 18 a 59 anos, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, seguindo a Resolução Nº 40/2021 da Comissão Intergestores Tripartite (CIB/CE).

O público da Fase 3 foi dividido em duas etapas, seguindo orientações sobre a ordem de condições definidas após reunião da CIB do Ceará, no dia 23 de abril. São elas:

Fase 3 – A, compreende:

Gestantes e puérperas (pós parto até 45 dias), com ou sem comorbidades, independentemente da idade (18 a 59 anos);Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade (18 a 59 anos);Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise). Independente da idade (18 a 59 anos);Pessoas com as seguintes comorbidades (de 55 a 59 anos): – Cardiopatia; – Diabetes; – Obesidade (IMC>40); – Doença Neurológica; – Pneumopatias; – Doença renal crônica; – Imunodeficiência.Pessoas com deficiência permanentes cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59.

Já a vacinação da Fase 3 – B, compreende as pessoas entre 18 e 54 anos, com comorbidades e deficiência permanente, seguindo a seguinte ordem:

  • 54-50: comorbidades e deficiência permanente;
  • 49-45: comorbidades e deficiência permanente;
  • 44-40: comorbidades e deficiência permanente;
  • 39-30: comorbidades e deficiência permanente;
  • 29-18: comorbidades e deficiência permanente.

Ordem de Vacinação

O público da Fase 3 – A começará a ser vacinado partir de segunda-feira (10), com o Grupo 1, que compreende gestantes e puérperas (pós parto em até 45 dias), com ou sem comorbidades, com idade acima de 18 anos, que ainda não tenham recebido a vacina da gripe ou que já tenham cumprido o prazo de 14 dias da imunização.

A SEMUS divulgará os horários e locais, de acordo com a estratégia de cada Equipe de Saúde da Família (ESF).

As gestantes e puérperas (acima d e18 anos) que ainda não tomaram a vacina da gripe, poderão tomar primeiro a vacina contra a Covid-19, agendando a vacina da gripe, cumprindo o intervalo de 14 dias. Já as gestantes e puérperas que já tomaram a vacina da gripe e ainda não completaram o intervalo de 14 dias, devem agendar a vacina contra a Covid-19.

Após a conclusão da vacinação de gestantes e puérperas, a SEMUS divulgará data, horário e local de vacinação para o Grupo 2 (Síndrome de Down, entre 18 e 59 anos) e Grupo 3 (Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal – diálise).

O Grupo 4 a ser vacinado será o de pessoas com comorbidades e Grupo 5 será o de Pessoas com deficiência permanentes cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Concluindo a Fase 3 – A, a SEMUS divulgará a data de vacinação da Fase 3 – B, assim como horários e locais de vacinação.

Documentação

No ato da vacinação, o público prioritário deverá apresentar os seguintes documentos de identificação:

Documento de identificação com foto; CPF; Comprovante de endereço.

Para os grupos:

  • Gestantes devem apresentar o documento comprobatório da gravidez, como o cartão do pré-natal;
  • Puérperas (45 dias pós parto), devem apresentar a certidão de nascimento do bebê ou documento de comprovação de nascimento emitido pelo hospital ou maternidade;
  • Pessoas com comorbidades e deficiência permanente devem apresentar, de forma impressa, atestado, relatório ou declaração médica indicando o motivo para a aplicação da vacina, com validade de até um ano.

Os pacientes com comorbidades e com deficiência permanente acompanhados pelas Equipes de Saúde da Família (ESF’s) do município, a equipe de saúde emitirá uma declaração para a vacinação. Os pacientes que são acompanhados por médicos particulares ou planos de saúde, deverão solicitar aos médicos que acompanham o caso o documento comprobatório.

O documento do Atestado Médico Padrão – Vacinação COVID-19 do Município, a ser preenchido, está disponível para download no hiperlink, no site da Prefeitura de Russas.

Atenção: É necessário que pessoas com comorbidades e deficiência permanente estejam cadastrados no sistema Saúde Digital da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. O cadastro é realizado de forma on-line, acessando o link a seguir:

https//vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/

Via: Secretaria de Saúde de Russas

 

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Jornal do Ceará

TVJC: Deputado Fernando Santana comenta pedido protocolado para abrir CPI da Enel

Publicado

em

Por:

Na última terça-feira (28), o deputado Fernando Santana (PT), protocolou o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a distribuidora de energia Enel. O parlamentar conseguiu, de forma inédita, a assinatura de todos os 46 parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Fernando Santana foi entrevistado pelo Jornal do Ceará e comentou sobre o assunto. Assista:

Continue Lendo

TV Jornal do Ceará

Vice-prefeito de Jaguaruana, Naldo Quirino, recebe visita dos deputados Zezinho e AJ Albuquerque

Publicado

em

Por:

Na manhã desta sexta-feira (12), o deputado federal AJ Albuquerque (PP) e deputado estadual Zezinho Albuquerque (PP) estiveram no município de Jaguaruana, na região do Vale do Jaguaribe. Os dois fizeram uma visita ao vice-prefeito da cidade, Naldo Quirino (PP), e ao vereador, reconhecido como destaque em Jaguaruana, Alexandre Quirino (PP).

Durante o encontro, Naldo Quirino destacou que é sempre uma honra receber AJ e Zezinho em sua residência. O vice-prefeito aproveitou para elencar algumas conquistas de Jaguaruana que chegaram por meio dos dois deputados. Dentre as obras, Naldo Quirino pontuou calçamentos pelo município, que mudou a qualidade de vida de muitos jaguaruanenses. Além disso, recursos que foram, especialmente, destinados a saúde e infraestrutura da cidade. Por sua vez, Alexandre Quirino também enfatizou que AJ Albuquerque e Zezinho Albuquerque são dois parlamentares que tem contribuído para o progresso de Jaguaruana.

Confira as entrevistas:

Naldo Quirino (PP)

Alexandre Quirino (PP)

Zezinho Albuquerque (PP)

AJ Albuquerque (PP)

Continue Lendo

TV Jornal do Ceará

Padre Pitombeira, ícone da educação de Limoeiro do Norte, morre aos 93 anos

Publicado

em

Por:

Morreu, na manhã desta segunda-feira (1), Francisco de Assis Pitombeira, o Padre Pitombeira, aos 93 anos. O religioso, natural da comunidade de Sapé, no município de Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe, foi diretor por mais de 50 anos do Colégio Diocesano e ex-diretor da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Padre Pitombeira, considerado o maior ícone da educação de Limoeiro do Norte, estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na capital Fortaleza.

Resumo biográfico

1928 – Francisco de Assis Pitombeira nasce no Sítio Sapé, município de Limoeiro do Norte, Ceará, a 27 de dezembro. Pai: Francisco de Paula de Araújo Maia – Mãe: Apolônia Pitombeira Maia
1940 – Matricula-se no 3º ano primário do Educandário Padre Anchieta, em Limoeiro do Norte.
1941 – Ingressa no Seminário Menor de Fortaleza, em fevereiro.
1952 – Ordenação Sacerdotal, pela imposição das mãos de Dom Aureliano Matos, na Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro.
1953 – É nomeado Vigário substituto do Padre Antônio das Graças Martins, em janeiro. Ingressa no magistério como professor auxiliar administrativo de Padre José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago, no Ginásio Diocesano.
1954 – Nomeado Diretor do Ginásio Diocesano Padre Anchieta por Dom Aureliano Matos, em janeiro.
1963 – Instala o Curso Científico no Colégio Diocesano.
1965 – Realiza, juntamente com José Nilson Osterne de Oliveira, a I Olimpíada Jaguaribana, a 5 de setembro.
1966 – Constrói com a comunidade a Quadra do Colégio Diocesano, onde se realiza a II Olimpíada Jaguaribana, a 1º de agosto.
1967 – Comanda a delegação estudantil limoeirense na III Olimpíada Jaguaribana, a 26 de setembro.
1968 – Participa da IV Olimpíada Jaguaribana, levando a delegação de Limoeiro para Jaguaribe, a 8 de novembro. Faz concurso público de Títulos e Provas para a cadeira de Latim, promovido pela Faculdade de Filosofia do Ceará, em fevereiro. É nomeado pelo Governador do Estado do Ceará para o cargo de Professor Universitário, na cadeira de Latim da FAFIDAM, a 19 de julho.
1969 – Amplia a Quadra do Colégio Diocesano, com o apoio de José Nilson Osterne e da comunidade, para a realização da V Olimpíada Jaguaribana, iniciadas a 11 de outubro.
1974 – Dirige pela última vez a delegação limoeirense nos Jogos Estudantis Jaguaribanos, sediados em Limoeiro.
1978 – Nomeado 2º Diretor da FAFIDAM.
1984 – Eleito pelo Colégio Eleitoral e nomeado, pelo Governador Gonzaga Mota, diretor da FAFIDAM, com mandato de quatro anos.
1992 – Convoca alunos, ex-alunos e professores para as comemorações do Cinqüentenário do Colégio Diocesano, em julho. Integra o Conselho Editorial de O PÃO, jornal literário editado em Fortaleza.

Continue Lendo

Política

Camilo Santana recebe título de cidadão de Limoeiro do Norte e defende candidatura de Izolda Cela: “Uma questão de justiça”

Publicado

em

Por:

Nesta quarta-feira (13), o ex-governador Camilo Santana (PT) recebeu título de cidadão de Limoeiro do Norte. Na ocasião, ele aproveitou para defender a pré-candidatura de Izolda Cela (PDT) para o Governo do Ceará. Em sua fala, o petista justificou que é uma questão de justiça e que a atual governadora tem direito à reeleição.

“Ela é governadora. Ela está no cargo. Ela é do PDT e eu tenho colocado a importância da Izolda ter o direito de ir para a reeleição. É uma questão de justiça. É uma questão de justiça”. disse. “Ela foi a grande responsável pela construção da maior referência do Ceará, a educação. Uma mulher que esteve ao meu lado 7 anos e 3 meses nos momentos difíceis e de entrega. Que está há 3 meses no governo e tem mostrado sua liderança, simples e de diálogo á continuar o projeto que queremos para o Ceará.”, ressalta.

A fala de Camilo Santana acontece em meio ao desgaste da aliança entre PT e PDT no Ceará motivada pela falta de consenso em torno do nome do candidato da aliança que disputará a sucessão estadual. Uma parte da ala governista defende Izolda, enquanto outra quer o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Continue Lendo

Polícia

Motoristas percebem carro caído em açude e salvam mãe e bebês gêmeos, em Morada Nova

Publicado

em

Por:

Uma mãe e dois filhos gêmeos, de apenas um mês de vida, foram resgatados por dois servidores municipais do município de Jaguaribe após o carro em que estavam se acidentar e cair em um açude de Morada Nova, nesta segunda-feira (11).

Segundo a Prefeitura de Jaguaribe, que realizou uma homenagem nas redes sociais, os motoristas da rede municipal de saúde Pedro Henrique da Silva e José Pascoal Teixeira Rodrigues estavam levando pacientes da cidade até Fortaleza, quando Pedro avistou um veículo caído em um açude.

Imediatamente, Pedro parou e solicitou que Pascoal, que dirigia o ônibus logo atrás, parasse para que eles pudessem ajudar no resgate das pessoas que estavam no veículo envolvido no acidente. Logo em seguida, Pedro entrou no açude e conseguiu salvar a vida de cada vítima.

“Reconhecemos e parabenizamos os nossos jaguaribanos que foram heróis e prestativos nesse ato de bravura, prestando todo atendimento necessário e ajudando a salvar três vidas de um acidente”, disse a gestão municipal por meio das redes sociais.

Continue Lendo

TV Jornal do Ceará

Varíola dos macacos em Russas: Kelly Leitão, secretária de Saúde, explica caso confirmado da doença no município

Publicado

em

Por:

A secretária de Saúde de Russas, Kelly Leitão, foi entrevistada no programa Luis Lopes Com O Povo, da Rádio Progresso 101 FM, nesta segunda-feira (4). Na ocasião, ela falou sobre o primeiro caso da “monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos, no município, que foi confirmado pela Secretaria de Saúde após resultado do teste clínico realizado pelo Laboratório Central do Governo do Ceará (LACEN), no último domingo (3).

Ao lado de Adriano Nogueira, da Coordenação da Atenção Primária à Saúde, e Iolanda Lima, da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, a chefe da pasta detalhou o contexto da confirmação de diagnóstico laboratorial positivo para monkeypox. Além disso, foi explicado o conceito da doença, sintomas, transmissão e período de incubação. A comitiva ainda detalhou o cenário epidemiológico da varíola no município e em todo mundo, quais medidas de prevenção estão sendo tomadas, dentre outros assuntos.

O caso confirmado em Russas é de um homem, de 43 anos, que foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar desde o dia 21 do mês passado. Equipes da Secretaria de Saúde do município estão monitorando o cumprimento de todos os protocolos sanitários necessários com o paciente contaminado. A pasta esclarece que não há perigo iminente de surto da varíola dos macacos no Brasil, diferente das doenças respiratórias como Covid-19.

Confira a entrevista completa:

Continue Lendo

Em Alta