Conecte-se conosco

Sertão Central

Ricardo Silveira, prefeito de Quixadá, fala sobre Covid-19 na cidade, infla número de leitos e omite detalhes

Publicado

em

O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, e seu vice, Marcelo Ventura

O prefeito do município de Quixadá, Ricardo Silveira, médico cardiologista eleito no último pleito, gravou vídeo que circula nas redes sociais comentando sobre a situação da pandemia na cidade que é uma das maiores do Sertão Central. Ricardo afirma que desde o início da pandemia, em março de 2020, “nunca tivemos um momento tão difícil como tá hoje”. O prefeito informou ainda que, a essa data, 21 de abril, as unidades de saúde municipais operam com lotação máxima. A partir desse ponto do vídeo, o gestor começa a ressaltar uma expansão que teria sido feita na rede de saúde com uma ampliação de “mais de 100%” na quantidade de leitos, dobrando a capacidade de internação da cidade e que, mesmo assim, a situação foge do controle. Ricardo diz que “toda a estrutura de saúde aumentou significativamente”. O gestor finaliza pedindo a conscientização da população. Porém, a fala do prefeito foi, como um todo, rasa. Vamos aos pontos:

Ricardo afirma que sua gestão expandiu o número de leitos municipais “em mais de 100%“. Sabemos que o governo do estado, por meio de articulação política desenvolvida entre o deputado Osmar Baquit, o ex-prefeito Ilário Marques e o governador Camilo Santana, ainda no ano passado, garantiu ao município cerca de 10 leitos de UTI, que foram instalados no Hospital Maternidade Jesus Maria José. Quixadá contava com leitos para internação na Unidade de Pronto Atendimento e no Hospital Dr. Eudásio Barroso –ao menos 10 em cada unidade. Ainda no ano passado, a gestão do ex-prefeito Ilário adaptou a Unidade Básica de Saúde do bairro Putiú, que estava sendo finalizada, para receber toda uma estrutura voltada a tratamentos mais intensivos de casos graves de Covid-19. À época, a ‘Unidade Covid de Quixadá‘ foi estruturada e recebeu 20 leitos, 10 deles com respiradores. A cidade contava, então, com ao menos 40 leitos próprios, sem contar os destinados no Hospital Regional e de Campanha.

Sem entrar em detalhes e omitindo os esforços daqueles que considera ‘adversários políticos’, mesmo em tempos difíceis como agora, Ricardo tentou inaugurar e ganhar fama com os leitos de UTI, pressionando a Maternidade com um prazo insustentável de 72h para a instalação completa dos leitos. A direção da Maternidade entregou os equipamentos para a prefeitura e a população descobriu que nem Ricardo teria capacidade para colocar os leitos em funcionamento nas tais 72h. O plano do prefeito era inaugurar os equipamentos no dia de seu aniversário. Para afirmar com tanta convicção que dobrou a capacidade do sistema de saúde municipal, o prefeito teria de ter inaugurado uma outra unidade de Covid e apresentado a população, então, mais de 80 leitos de internação. Não fez nem um, nem outro. Na verdade, a cidade conta hoje com 38 leitos, sendo 20 no HMJMS e 18 na UPA. Todos estão ocupados.

Mesmo com a pressão da sociedade civil, de parlamentares e da situação caótica da devastadora 2ª onda do Coronavírus, bem como dos repasses do governo Federal para o enfrentamento da Pandemia e a ajuda do governo do Ceará em entregar equipamentos avançados de saúde, Ricardo optou por não reabrir a Unidade Covid da cidade, que havia sido encerrada em agosto do ano passado, após o pico de infecções no município, mas continuou funcionando como UBS e com as instalações prontas para receber leitos, o que teria poupado recursos para a instalação das UTI’s na Maternidade, bem como a situação desgastante entre o poder municipal e a Diocese de Quixadá, que resolveu não cobrar pelo espaço como forma de ajuda a população. O prefeito ‘estava com a faca e o queijo na mão’, e resolveu jogar os dois no lixo. Além disso, ao não reconhecer os esforços de um político dedicado e com boas relações com o governador, como é o deputado Osmar Baquit, renegando sua ajuda por birra política, Ricardo põe em risco Quixadá por conta de divergências pessoais e de campanha politiqueira.

O prefeito, na sua fala, disse ainda ter ampliado toda a estrutura de saúde do município “significativamente”. Na verdade, existem denúncias aos montes de populares que alegam a falta de médicos em diversas Unidades Básicas do município. UBS’s como do Jatobá, São João dos Queiroz, Várzea da Onça, Campo Novo, Juá e Alto São Francisco estariam sofrendo com faltas sistemáticas de médicos. A suspensão de atendimentos em postos de saúde em um tempo de pandemia é extremamente perigoso, já que a população, sem conseguir atendimentos em seu bairro, tende a procurar outra próxima, ou ir para a UPA 24h da cidade, que no momento também recebe, além de emergências, parte de infectados com Covid, e outros suspeitos para exames. A aglomeração na unidade pode tranforma-la em difusora do vírus para os mais remotos pontos da cidade.

Quixadá não vive uma situação nada agradável com o combate a pandemia. A cidade, que passou por um Lockdown muito questionável durante o decreto do estado, não acompanhou a diminuição de casos do Ceará. Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde local, o município acumulou 246 novos casos confirmados de covid-19 nos últimos sete dias. O número de óbitos pela doença disparou para 111. Além de o Sertão Central ter sido uma das únicas regiões do estado em alerta com o número de transmissão, como relatamos aqui, os dados apresentados pela secretaria de saúde da cidade não conferem com os da secretaria de saúde do estado. De acordo com a prefeitura, Quixadá acumula 5.426 casos confirmados da doença. A secretaria estadual, porém, diz que o número é maior e que há 483 casos a mais, chegando ao acumulado de 5.909 confirmações na Terra dos Monólitos. Quanto ao número de recuperados, segundo a saúde local, é de 4.811; a Sesa, porém, aponta para um número menor: 4.580.

Ricardo finaliza o vídeo pedindo a conscientização do povo. Ele esquece, porém, que grande parte do povo segue os exemplos que lhes são mostrados, e o próprio prefeito não é o melhor para o caso. Antes mesmo da campanha de 2020, durante a primeira onda de Covid no Brasil, quando vírus chegou à Quixadá e os decretos municipais e estaduais proibiam aglomerações e encontros presenciais, Ricardo, que estava a pleno vapor em pré-campanha, era constantemente visto e flagrado por fotos e vídeos em casas, alpendres e sítios no interior, junto a diversos apoiadores, conversando com a população sem os devidos cuidados. Seu opositor, Ilário, fazia lives semanais comentando os dados de Covid da cidade, levando especialistas e com a presença constante da secretária de saúde da época, Juliana Câmara, na orientação da população. Já em campanha, os dois candidatos mais bem posicionados causaram aglomerações, porém o momento era de retração da pandemia, com a estabilização de infectados. Após a vitória e ao assumir a prefeitura, com o advento da 2ª onda, Ricardo foi visto em encontros e festas, dançando muito forró, inclusive. Na época, o gestor foi criticado por jornalistas e alertado em programa de rádio pelo radialista Luis Lopes, que lhe disse que “prefeito tem que dá exemplo“. O exemplo negativo do gestor é visto até hoje, nas festas e “saideiras” dos jovens em postos de gasolina da cidade durante a madrugada. Agora, correndo atrás do prejuízo, o prefeito decretou a proibição das vendas de bebidas alcoólicas no município; resta saber se garantirá a fiscalização constante do acatamento do decreto.

Confira a fala na íntegra do médico Ricardo Silveira, prefeito de Quixadá:

O prefeito diz, ao final, “vamos de mãos dadas[…]“. Não recomendamos, caro leitor, seguir de mãos dadas nesse momento. Todo cuidado é pouco. Higienize suas mãos, use máscara e não vá a forrós. Dê exemplo também.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sertão Central

Irapuan Pinheiro: Professores esperam rateio de recursos do Fundeb

Publicado

em

Por:

Prefeituras do Ceará efetuaram o pagamento de abono salarial a professores e outros profissionais da Educação com recursos que sobraram do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O rateio, tradicional no final do ano, acontece porque as prefeituras são obrigadas por lei a atingir, anualmente, o percentual de pelo menos 70% dos recursos destinados à valorização do magistério.

No município de Deputado Irapuan Pinheiro, na região do Sertão Central, tal percentual não foi alcançado, ou seja, o prefeito Gildecarlos Pinheiro (PDT) e o secretário Breno de Oliveira Torquatto deveriam realizar o pagamento aos profissionais da Educação. Porém, segundo professores ouvidos pelo Jornal do Ceará, equivocadamente e com ilegalidade, os valores não foram repassados pela gestão municipal.

O Jornal do Ceará procurou a Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Piquet Carneiro, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã e Solonópole (SINDSERP). De acordo com a presidente Celma Tereza, o sindicato tem organizado uma audiência para tratar do assunto com o prefeito Gildecarlos Pinheiro, que deve receber os profissionais somente em junho. O SINDSERP busca diálogo com o chefe do Executivo municipal. Caso contrário, o sindicato vai acionar o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e entrará com uma ação na Justiça para resolver o caso.

Continue Lendo

Destaque

Acusado de estuprar e matar professora em Quixadá é condenado a 40 anos de prisão

Publicado

em

Por:

O acusado de estuprar e matar uma professora na cidade de Quixadá, na região do Sertão Central, foi condenado pelo Tribunal do Júri a 40 anos de prisão pelos crimes. Socorro Gomes, que tinha 48 anos, foi assassinada por volta das 6h do dia 1º de fevereiro de 2017. No dia, ela saiu de casa para fazer exercícios, porém desapareceu e foi encontrada em um matagal, no Bairro Jardim Monólitos, sem vida.

Segundo o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) no processo, Socorro estava fazendo caminhada quando foi atacada por Ernandes Benjamin de Paiva, o “Guelé, e arrastada para um local ermo, onde o homem matou a vítima e a estuprou depois de morta. No mesmo dia do crime o acusado foi preso. A identificação dele foi possível graças a uma testemunha que trafegava de motocicleta nas proximidades do local do crime e percebeu a vítima caminhando e o réu a seguindo. A testemunha chegou a parar a moto, o que fez o criminoso tentar disfarçar seus gestos. Ao perceber que a vítima estava distante, a testemunha então seguiu com o seu trajeto. Em exame pericial, ficou constatado a presença de material genético do réu no corpo da mulher

No julgamento, o Tribunal do Júri da Comarca de Quixadá acatou as teses defendidas pelo Ministério Público e condenou o réu com base nos artigos 121, parágrafo 2º, incisos IV e V, e 213, combinado com o artigo 69, todos do Código Penal. O promotor de Justiça Bruno de Albuquerque Barreto, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Quixadá, representou o MPCE no julgamento.

Continue Lendo

Sertão Central

Novo bispo de Quixadá vem da diocese de Tianguá

Publicado

em

Por:

Nesta quarta-feira (10), o Papa Francisco nomeou o novo bispo da diocese de Quixadá, na região do Sertão Central. O eleito é o padre Aurélio Pinto de Sousa, atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Viçosa do Ceará, na região da Serra da Ibiapaba. Ele pertence ao clero da diocese de Tianguá, que fica a 342 km da Terra dos Monólitos. Padre Aurélio será o quarto bispo de Quixadá, que está vacante desde 15 de dezembro de 2021, sucedendo a dom Angelo Pignoli. A informação foi confirmada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Biografia e trajetória eclesial 

Padre Aurélio Pinto de Sousa nasceu no dia 12 de novembro de 1974, na cidade de Guaraciaba do Norte (CE). É o segundo filho do casal Antônio Pinto de Sousa e Maria das Graças de Sousa. Concluiu o ensino médio no Colégio municipal Dom Pedro I, em Guaraciaba do Norte, no ano de 1993. 

Em 1994, ingressou no Seminário São José, em Tianguá (CE), onde fez a etapa do Propedêutico. Entre os anos de 1995 e 1997, cursou Filosofia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará (ITEP), em Fortaleza, cuja licenciatura foi validada, posteriormente, na Universidade Estadual do Ceará (UECE).  

Entre os anos 1998 e 2000, cursou bacharelado em Teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, atualmente, Faculdade Jesuíta. Em seguida, de 2001 a 2003, realizou o curso do mestrado em Teologia na mesma instituição. Sua ordenação diaconal aconteceu no dia 19 de março de 2003 e a ordenação presbiteral se deu no dia 12 de julho de 2003, pelas mãos de dom Francisco Hernández Arnedo, então bispo de Tianguá. 

Em 2007, cursou especialização em Formação Presbiteral no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG). Em 2009, iniciou doutorado em Teologia dogmático-sacramental no Pontifício Ateneo Santo Anselmo, em Roma.  

Entre suas atividades eclesiásticas, exerceu a função de Reitor do Seminário Dom Timóteo de Teologia, em Fortaleza, entre os anos de 2003 e 2008. E, em 2009, foi vigário paroquial na Catedral Senhora Sant´Ana, em Tianguá.  

Ao regressar para o Brasil após cursar doutorado, assumiu a função de administrador da Área Pastoral São Pedro (2014 a 2016); também foi pároco da paróquia São Pedro (2016 a 2022), em Tianguá. Desde o início deste ano é pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, na cidade de Viçosa do Ceará. Exerceu também as funções de membro do Conselho de Presbíteros, assistente eclesiástico para a Pastoral Litúrgica e representante do Clero. Desde o ano de 2003 é professor de Liturgia, Sacramentos e Mariologia na Faculdade Católica de Fortaleza. 

Continue Lendo

Sertão Central

Matheus Góis, prefeito de Pedra Branca, deve ser o novo presidente do Consórcio de Saúde do Sertão Central

Publicado

em

Por:

Nesta segunda-feira (24), durante assembleia, os membros do Consórcio de Saúde do Sertão Central decidiram oficializar a data que será realizada a eleição da nova diretoria. A votação ocorrerá na próxima quinta-feira (27), às 15h, na sede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Segundo informações obtidas pelo Jornal do Ceará, o prefeito de Pedra Branca, Matheus Góis (PSD), deve ser eleito presidente. O principal articulador da escolha pelo gestor pedrabranquense é o deputado Osmar Baquit (PDT).

Atualmente quem preside o consórcio é o prefeito de Ibicuitinga, Franzé Carneiro (PT), que não poderá seguir no cargo, conforme estatuto dos consórcios. O gestor queria fazer um sucessor, no caso, eleger o prefeito de Choró, Marcondes Jucá (PT). No entanto, Franzé e Marcondes serão derrotados. Existe um consenso por parte dos prefeitos Maurício Pinheiro (Senador Pompeu), Cirilo Pimenta (Quixeramobim), Ricardo Silveira (Quixadá), Edinho Nobre (Banabuiú), Alan Macedo (Milhã), Ana Vladia (Solonópole) e Elíria Queiroz (Ibaretama) para eleger Matheus Góis.

Continue Lendo

Sertão Central

Açude de Quixeramobim volta a sangrar depois de 12 anos

Publicado

em

Por:

A barragem do açude de Quixeramobim, na região do Sertão Central, voltou a atingir cota máxima e sangrou, neste domingo (2), após 12 anos. O momento se tornou um grande evento e uma multidão esteve no local para presenciar e registrar o reservatório transbordando. O fato não ocorria desde 2011. A primeira sangria foi registrada em 1959.

Em 2018, a barragem quase atingiu 100% da capacidade, porém acumulando um volume de 96,68%. Pouco tempo depois, no entanto, voltou a secar totalmente. Este ano iniciou com a barragem zerada e, em menos de um mês, começou a receber recarga até atingir sangria neste domingo.

A Defesa Civil de Quixeramobim chegou a emitir um decreto de situação de emergência no dia 6 de fevereiro de 2023, em virtude do baixo aporte hídrico da Barragem de Quixeramobim, Açude Fogareiro e Açude Pirabibu. Os três principais mananciais que abastecem o município, estavam com volume próximo de 0%.

Confira imagens:

Continue Lendo

Destaque

Corpo de motorista que desapareceu durante enchente é encontrado em Senador Pompeu

Publicado

em

Por:

O corpo de um motorista da prefeitura de Piquet Carneiro, na região do Sertão Central, foi encontrado nesta quarta-feira (29) no leito do Rio Banabuiú, no município de Senador Pompeu. Antônio Hildernando Nunes Silva, conhecido na cidade como Nando, de 27 anos, estava desaparecido após o carro onde ele trafegava ser arrastado pela água da chuva na manhã da última segunda-feira (27).

Segundo informações obtidas pelo Jornal do Ceará, o homem foi localizado por populares que acionaram o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Após o resgate, a vítima foi levada de helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) do município de Quixeramobim. Maiores informações serão divulgadas posteriormente.

Hildernando levava a coordenadora do Bolsa Família de Piquet Carneiro, Michele Cristina, para Fortaleza, onde teria uma reunião do Governo do Ceará. Ele tentou passar por um ponto inundado da CE-166, quando o carro foi arrastado pela água. Durante o ocorrido, o homem pulou do veículo, enquanto a mulher ficou dentro do automóvel até conseguir forças para abrir a porta e se agarrar em uma árvore. Ela foi socorrida horas depois, sendo transferida para o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim.

Continue Lendo

Em Alta