Conecte-se conosco

Sertão Central

Quixadá: com 7.937 casos e 156 óbitos, após uma semana em lockdown, prefeito retoma economia

Publicado

em

O prefeito de Quixadá, médico Ricardo Silveira, em live neste sábado, 22, anunciou que suspenderá o lockdown total no município. A decisão acontece cerca de uma semana após a decretação do modelo de isolamento social rígido na cidade. Com vigência até domingo, 23, o decreto deixará de valer na segunda-feira, 24, quando o comércio na cidade poderá ser reaberto para uma retomada “gradual” da economia. Ricardo disse que algumas pessoas querem fazer “terror” com o povo, mas que a hora era de ‘rezar’ -como bolsonarista, o prefeito segue as falas e posições do presidente.

Os números na cidade não reduziram ao patamar anterior a devastação iniciada em março, que vinha dando sinais desde o final de janeiro. Na verdade, a cidade é a que mais casos confirmados tem no Sertão Central, com quase 8.000, ou quase 10% da população, segundo o IntegraSUS. O prefeito disse, em sua live, que o argumento que embasou sua decisão foi a “melhora” na situação epidemiológica da cidade, os dados, porém, dizem outra coisa: Quixadá tem mais de 670 casos ativos, com outros 120 em suspeita. Até ontem, sexta, 21, o boletim epidemiológico publicado pela gestão apontava 156 óbitos -porém esse número já aumentou até a publicação dessa matéria, com o falecimento de ‘Chicão’, figura conhecida e querida do centro quixadaense.

As novidades apresentadas pelo prefeito no novo decreto municipal não se distinguem daquelas que vem sendo compartilhadas semanalmente pelo governo do estado, e os principais pontos são:

  • Atividades físicas em espaços públicos; grupos não podem ser superiores a três pessoas;
  • Ensino infantil presencial para crianças de até 4 anos em escolas particulares, com limitação de 35% da capacidade do estabelecimento; escolas públicas continuam com ensino remoto;
  • Reabertura gradual do comércio em geral de segunda a sexta, das 7 às 13 horas, com limitação de 40% da capacidade de cada estabelecimento. Restaurantes, lanchonetes e congêneres devem continuar totalmente fechados; no sábado e no domingo todo o comércio deverá fechar suas portas novamente;
  • Cultos e missas e outras atividades religiosas presenciais poderão ser realizadas com limitação de 25% da capacidade de público de cada igreja/templo;
  • Construção civil a partir de 7 horas;
  • Farmácias, padarias, supermercados, fábricas e congêneres poderão funcionar até as 19 horas; após isso, apenas por delivery;
  • Academias poderão funcionar até 18 horas, com limitação de 25% da capacidade de atendimento presencial;
  • Bancos e lotéricas, com limitação de 40% da capacidade de atendimento presencial;
  • Transporte da zona rural, em forma de rodízio, com limitação de 50% de cada transporte.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sertão Central

Irapuan Pinheiro: Professores esperam rateio de recursos do Fundeb

Publicado

em

Por:

Prefeituras do Ceará efetuaram o pagamento de abono salarial a professores e outros profissionais da Educação com recursos que sobraram do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O rateio, tradicional no final do ano, acontece porque as prefeituras são obrigadas por lei a atingir, anualmente, o percentual de pelo menos 70% dos recursos destinados à valorização do magistério.

No município de Deputado Irapuan Pinheiro, na região do Sertão Central, tal percentual não foi alcançado, ou seja, o prefeito Gildecarlos Pinheiro (PDT) e o secretário Breno de Oliveira Torquatto deveriam realizar o pagamento aos profissionais da Educação. Porém, segundo professores ouvidos pelo Jornal do Ceará, equivocadamente e com ilegalidade, os valores não foram repassados pela gestão municipal.

O Jornal do Ceará procurou a Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Piquet Carneiro, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã e Solonópole (SINDSERP). De acordo com a presidente Celma Tereza, o sindicato tem organizado uma audiência para tratar do assunto com o prefeito Gildecarlos Pinheiro, que deve receber os profissionais somente em junho. O SINDSERP busca diálogo com o chefe do Executivo municipal. Caso contrário, o sindicato vai acionar o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e entrará com uma ação na Justiça para resolver o caso.

Continue Lendo

Destaque

Acusado de estuprar e matar professora em Quixadá é condenado a 40 anos de prisão

Publicado

em

Por:

O acusado de estuprar e matar uma professora na cidade de Quixadá, na região do Sertão Central, foi condenado pelo Tribunal do Júri a 40 anos de prisão pelos crimes. Socorro Gomes, que tinha 48 anos, foi assassinada por volta das 6h do dia 1º de fevereiro de 2017. No dia, ela saiu de casa para fazer exercícios, porém desapareceu e foi encontrada em um matagal, no Bairro Jardim Monólitos, sem vida.

Segundo o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) no processo, Socorro estava fazendo caminhada quando foi atacada por Ernandes Benjamin de Paiva, o “Guelé, e arrastada para um local ermo, onde o homem matou a vítima e a estuprou depois de morta. No mesmo dia do crime o acusado foi preso. A identificação dele foi possível graças a uma testemunha que trafegava de motocicleta nas proximidades do local do crime e percebeu a vítima caminhando e o réu a seguindo. A testemunha chegou a parar a moto, o que fez o criminoso tentar disfarçar seus gestos. Ao perceber que a vítima estava distante, a testemunha então seguiu com o seu trajeto. Em exame pericial, ficou constatado a presença de material genético do réu no corpo da mulher

No julgamento, o Tribunal do Júri da Comarca de Quixadá acatou as teses defendidas pelo Ministério Público e condenou o réu com base nos artigos 121, parágrafo 2º, incisos IV e V, e 213, combinado com o artigo 69, todos do Código Penal. O promotor de Justiça Bruno de Albuquerque Barreto, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Quixadá, representou o MPCE no julgamento.

Continue Lendo

Sertão Central

Novo bispo de Quixadá vem da diocese de Tianguá

Publicado

em

Por:

Nesta quarta-feira (10), o Papa Francisco nomeou o novo bispo da diocese de Quixadá, na região do Sertão Central. O eleito é o padre Aurélio Pinto de Sousa, atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Viçosa do Ceará, na região da Serra da Ibiapaba. Ele pertence ao clero da diocese de Tianguá, que fica a 342 km da Terra dos Monólitos. Padre Aurélio será o quarto bispo de Quixadá, que está vacante desde 15 de dezembro de 2021, sucedendo a dom Angelo Pignoli. A informação foi confirmada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Biografia e trajetória eclesial 

Padre Aurélio Pinto de Sousa nasceu no dia 12 de novembro de 1974, na cidade de Guaraciaba do Norte (CE). É o segundo filho do casal Antônio Pinto de Sousa e Maria das Graças de Sousa. Concluiu o ensino médio no Colégio municipal Dom Pedro I, em Guaraciaba do Norte, no ano de 1993. 

Em 1994, ingressou no Seminário São José, em Tianguá (CE), onde fez a etapa do Propedêutico. Entre os anos de 1995 e 1997, cursou Filosofia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará (ITEP), em Fortaleza, cuja licenciatura foi validada, posteriormente, na Universidade Estadual do Ceará (UECE).  

Entre os anos 1998 e 2000, cursou bacharelado em Teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, atualmente, Faculdade Jesuíta. Em seguida, de 2001 a 2003, realizou o curso do mestrado em Teologia na mesma instituição. Sua ordenação diaconal aconteceu no dia 19 de março de 2003 e a ordenação presbiteral se deu no dia 12 de julho de 2003, pelas mãos de dom Francisco Hernández Arnedo, então bispo de Tianguá. 

Em 2007, cursou especialização em Formação Presbiteral no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG). Em 2009, iniciou doutorado em Teologia dogmático-sacramental no Pontifício Ateneo Santo Anselmo, em Roma.  

Entre suas atividades eclesiásticas, exerceu a função de Reitor do Seminário Dom Timóteo de Teologia, em Fortaleza, entre os anos de 2003 e 2008. E, em 2009, foi vigário paroquial na Catedral Senhora Sant´Ana, em Tianguá.  

Ao regressar para o Brasil após cursar doutorado, assumiu a função de administrador da Área Pastoral São Pedro (2014 a 2016); também foi pároco da paróquia São Pedro (2016 a 2022), em Tianguá. Desde o início deste ano é pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, na cidade de Viçosa do Ceará. Exerceu também as funções de membro do Conselho de Presbíteros, assistente eclesiástico para a Pastoral Litúrgica e representante do Clero. Desde o ano de 2003 é professor de Liturgia, Sacramentos e Mariologia na Faculdade Católica de Fortaleza. 

Continue Lendo

Sertão Central

Matheus Góis, prefeito de Pedra Branca, deve ser o novo presidente do Consórcio de Saúde do Sertão Central

Publicado

em

Por:

Nesta segunda-feira (24), durante assembleia, os membros do Consórcio de Saúde do Sertão Central decidiram oficializar a data que será realizada a eleição da nova diretoria. A votação ocorrerá na próxima quinta-feira (27), às 15h, na sede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Segundo informações obtidas pelo Jornal do Ceará, o prefeito de Pedra Branca, Matheus Góis (PSD), deve ser eleito presidente. O principal articulador da escolha pelo gestor pedrabranquense é o deputado Osmar Baquit (PDT).

Atualmente quem preside o consórcio é o prefeito de Ibicuitinga, Franzé Carneiro (PT), que não poderá seguir no cargo, conforme estatuto dos consórcios. O gestor queria fazer um sucessor, no caso, eleger o prefeito de Choró, Marcondes Jucá (PT). No entanto, Franzé e Marcondes serão derrotados. Existe um consenso por parte dos prefeitos Maurício Pinheiro (Senador Pompeu), Cirilo Pimenta (Quixeramobim), Ricardo Silveira (Quixadá), Edinho Nobre (Banabuiú), Alan Macedo (Milhã), Ana Vladia (Solonópole) e Elíria Queiroz (Ibaretama) para eleger Matheus Góis.

Continue Lendo

Sertão Central

Açude de Quixeramobim volta a sangrar depois de 12 anos

Publicado

em

Por:

A barragem do açude de Quixeramobim, na região do Sertão Central, voltou a atingir cota máxima e sangrou, neste domingo (2), após 12 anos. O momento se tornou um grande evento e uma multidão esteve no local para presenciar e registrar o reservatório transbordando. O fato não ocorria desde 2011. A primeira sangria foi registrada em 1959.

Em 2018, a barragem quase atingiu 100% da capacidade, porém acumulando um volume de 96,68%. Pouco tempo depois, no entanto, voltou a secar totalmente. Este ano iniciou com a barragem zerada e, em menos de um mês, começou a receber recarga até atingir sangria neste domingo.

A Defesa Civil de Quixeramobim chegou a emitir um decreto de situação de emergência no dia 6 de fevereiro de 2023, em virtude do baixo aporte hídrico da Barragem de Quixeramobim, Açude Fogareiro e Açude Pirabibu. Os três principais mananciais que abastecem o município, estavam com volume próximo de 0%.

Confira imagens:

Continue Lendo

Destaque

Corpo de motorista que desapareceu durante enchente é encontrado em Senador Pompeu

Publicado

em

Por:

O corpo de um motorista da prefeitura de Piquet Carneiro, na região do Sertão Central, foi encontrado nesta quarta-feira (29) no leito do Rio Banabuiú, no município de Senador Pompeu. Antônio Hildernando Nunes Silva, conhecido na cidade como Nando, de 27 anos, estava desaparecido após o carro onde ele trafegava ser arrastado pela água da chuva na manhã da última segunda-feira (27).

Segundo informações obtidas pelo Jornal do Ceará, o homem foi localizado por populares que acionaram o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Após o resgate, a vítima foi levada de helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) do município de Quixeramobim. Maiores informações serão divulgadas posteriormente.

Hildernando levava a coordenadora do Bolsa Família de Piquet Carneiro, Michele Cristina, para Fortaleza, onde teria uma reunião do Governo do Ceará. Ele tentou passar por um ponto inundado da CE-166, quando o carro foi arrastado pela água. Durante o ocorrido, o homem pulou do veículo, enquanto a mulher ficou dentro do automóvel até conseguir forças para abrir a porta e se agarrar em uma árvore. Ela foi socorrida horas depois, sendo transferida para o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim.

Continue Lendo

Em Alta