GRAVIDEZ-12/07/19

GRAVIDEZ-12/07/19

12/07/2019 0 Por Elineide Eli

Gravidez: 10 dicas para interagir com seu bebê

 

Especialistas acreditam que, já a partir da 20a semana de gravidez, o bebê consiga “sentir” o mundo de diversas formas, tais como: um carinho na barriga, ouvindo vozes, abrindo e fechando os olhos – treinando a visão, engolindo líquido amniótico e sentindo o gostinho do que a mãe comeu. Além disso, treinam os pulmões, brincam com o cordão umbilical, chupam dedos, abrem a boquinha…

Os impulsos neurais (sinapses) estão mandando informações para seu cérebro, ou seja, ele já está recebendo comandos para sua sobrevivência e formação! E porque não aproveitar este momento tão esperado (e demorado, para as ansiosas) para ensinar, curtir, e amar bastante, desde já?

10 Dicas para interagir e estimular seu bebê ainda no útero

1 Cante! 

Sabe aquelas cenas em que o bebê chora e, ao ouvir a mãe cantando (quase sussurrando em seu ouvido), ele se acalma como se para escutá-la? Pois é, se você canta durante a gestação, esteja certa que isso te ajudará no futuro com o bebê, seja para dormir, se acalmar ou até desenvolver um talento musical.

2 Escute música

Uma amiga (grávida de 7 meses) estava desesperada pois a bebê não estava se mexendo. Foi à igreja e, logo após o soar dos hinos, sentiu os movimentos na barriga novamente! Escutar música, além de trazer benefícios à mãe – como relaxar e emocionar, desenvolve também o gosto musical do bebê. Pesquisadores acreditam que os fetos adorem músicas clássicas.

Estou grávida de gêmeas. Fiz o teste e o resultado é incrível! Portanto, ouçam tudo que tenham direito! E eles responderão…

3 Faça carinho

Aproveite a hora em que você está hidratando a pele e massageie sua barriga à vontade. Quando destampamos a barriga, o bebê começa a perceber a diferença entre a luz e a escuridão, desenvolvendo sua visão. Não tenha vergonha de acariciar o ventre a qualquer hora do dia. Aliás, parece que surge um imã entre a mão e a barriga não é mesmo?

 

4 Converse

Estudos indicam que o bebê, no útero, já identifica a língua materna – ainda que não entenda o sentido das palavras. Ele também reconhece os sons da casa, a voz do pai, irmãos mais velhos e pessoas de convívio próximo. Ao nascer, o bebê se sente mais seguro no ambiente familiar, pois está acostumado aos barulhos frequentes, como aspirador de pó, televisão ligada, e alarmes.

 

5 Leia livros infantis em voz alta

Se você já tem um filho, aproveite para ler bastante para ele, assim você agradará a todos!

Contar história é uma arte! Meu professor e escritor de literatura infantil da UFES, Fabiano Novais, nos ensinou que, “para contar histórias é indispensável imitar vozes” (bichos, as pessoas…). Por exemplo, a tartaruga é lenta e sua voz, necessariamente, deve ser lenta. Se é um animal veloz como a lebre, uma voz rápida. Para dar graça, no meio do diálogo, faça sons característicos, como a ovelha (BEEEEÉ) a cobra (TSSSSS)…

Se seu filho mais velho já lê, peça para que ele conte a história, também! Assim o bebê poderá gostar da leitura do irmão mais velho quando nascer e o clima entre a família ficará harmônico.

Disse à minha filha que as irmãs que estão por vir gostarão muito da sua leitura. Ela está super empolgada.

6  Fique feliz e dê muitas risadas

Se emocione com um filme, faça um programa com as amigas, leia o livro que sempre quis, escreva para alguém que ama. Se cuide, prepare o enxoval do bebê, passeie. Compartilhe com seu bebê, essas alegrias.

Os bebês fazem caras e bocas ainda no ventre – e nós, é claro, esperamos que sejam sorrisos! Acredite, a felicidade é contagiante não só para o bebê, mas para quem está à sua volta.

7 Saboreie comidas diferentes

Nosso paladar muda muito na gravidez, então porque não aproveitar e experimentar coisas novas? Os bebês já desenvolvem o paladar, então experimente alimentos e sabores variados. Quem sabe você passa a gostar de alguma receita nova? Coma com prazer (e bom senso!), faça aquele prato que você raramente faz, porque ninguém da família gosta (só você) e torça para que seu filho seja um bom de boca!

 

8 Pratique atividade física

Converse com um profissional e descubra uma atividade física que lhe agrade e seja recomendada.

No período da 23a semana, seu bebê já sente seus movimentos, então que tal uma hidroginástica (é o que está funcionando comigo)? Aproveite para levar o filho mais velho e repita os movimentos indicados com ele, na piscina do prédio ou em casa. São momentos importantes para interação.

 

9 Durma bastante

Todas as dicas funcionarão melhor se você também dormir bem,  para que o bebê se desenvolva fisicamente e absorva todos os estímulos.

 

10 Siga seu coração

A Décima dica, deixo por conta de quem está grávida nesse momento. Certamente, você tem uma prática toda especial que desenvolveu (ou desenvolverá) e aumentou o elo com seu bebê. Seja uma dancinha, um alongamento, um batuque com as mãos…


Ouça  a nossa programação 24 horas por dia Clicando aqui www.mixcidade.net 

NOS SIGA NAS REDE SOCIAIS

INSTRAGRAM – @mixcidaderus Facebook – https://www.facebook.com/mixcidade.russas já somos seguido por mais de 16 mil pessoas. Seja mais um a nos seguir e ter diariamente disponível conteúdos de grande qualidade que só vai engrandecer ainda mais seus conhecimentos e sua vida.

Nossas Páginas 

Curta e compartilhe com seus amigos e familiares as nossas páginas Mixcidade/Tv liga da Justiça – Aqui você encontra tudo que procura de A a Z. TUDO EM UM SÓ LOCAL. Acesse clicando no link https://www.facebook.com/grupomixcidade/ Humor – Aqui você vai rir muito e encontrar o melhor do Humor. Acesse clicando no link https://www.facebook.com/mixcidadehumor/ De tudo um pouco – Aqui você encontra de tudo um pouco como Dicas de Saúde e beleza, dicas de culinária, Noticias policial, dicas de empregos e concursos, Horóscopo e entretenimentos, dicas de moda e muito mais. Acesse clicando no link https://www.facebook.com/mixcidadewebradio.russas/  Esporte – Aqui você fica por dentro de tudo sobre o esporte local, nacional e internacional. Acesse clicando no link https://www.facebook.com/mixcidadeesporte/ MixCidade Gospel – Aqui você tem as melhores mensagens e videos falando da palavra de DEUS. Nos ajude a levar a palavra de DEUS mais longe. Acesse clicando no Link https://www.facebook.com/mixcidadewebradiogospel/ Mix Cidade – Notícias e entretenimentos – Aqui você fica atualizado do que acontece na sua cidade, no estado, no país e no mundo e também encontra dicas de empregos, concursos e muito entretenimento. Acesse clicando no Link https://www.facebook.com/mixcidadenoticias/
MixCidade Novelas – Aqui você encontra tudo sobre as novelas e os seus artista preferidos. Acesse clicando no Link https://www.facebook.com/mixdidadetv/
MixCidade Frases – Aqui você encontra as melhores frases para o seu dia a dia. Acesse clicando no Link https://www.facebook.com/mixcidadefrases/ Negócios Online – Aqui você encontra diversas mercadorias e serviços com os menores preço do mercado. Acesse clicando no Link https://www.facebook.com/negociosonlinemixcidade/

Nossos Grupos

MixCidade – Grupo aberto com noticias de A a Z, informações e entretenimentos. clique aqui e participe do grupo https://www.facebook.com/groups/753192211481424/ MixCidade Músicas Grupo onde você encontra as melhores músicas. Clique aqui e participe do grupo https://www.facebook.com/groups/mixcidademusicas/ MixCidade Novelas – Tudo sobre o mundo das novelas. Clique aqui e participe do grupo https://www.facebook.com/groups/mixcidadadenovelas/ Musica Divina – Grupo com músicas voltada para DEUS. Música que vão tocar o seu coração e aumentar mais ainda a sua FÉ. Clique aqui e participe do grupo https://www.facebook.com/groups/mixcidademusicadivina/ MixCidade Negócios online – grupo de compra e vendas de produtos e serviços online.Clique aqui e participe do grupo https://www.facebook.com/groups/gruponegociosonlinemixcidade/