Conecte-se conosco

Polícia

Operação prende 15 envolvidos com tráfico de drogas e homicídios em Russas e Fortaleza

Publicado

em

Com 62 decisões judiciais em mãos, sendo 30 de prisão preventiva e 32 de busca e apreensão, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou, nesta quinta-feira (23), a operação “Bellum Torpens”, visando prender homens e mulheres integrantes de um grupo que atua na região do Vale do Jaguaribe e em Fortaleza. Os mandados foram cumpridos nos bairros Edson Queiroz, Passaré e Jangurussu, em Fortaleza, e no município de Russas. No total, 21 mandados de prisão foram cumpridos, resultando nas capturas de 16 pessoas pelos investigadores e no cumprimento de cinco mandados em desfavor de alvos que já se encontram recolhidos em unidades penitenciárias. Arma, drogas e munições também foram apreendidas.

A operação “Bellum Torpens”, que tem o significado de guerra contra entorpecentes, em latim, teve início em 2021, com o objetivo investigar indivíduos integrantes de grupos criminosos que atuam com o tráfico de drogas e homicídios em bairros de Fortaleza e em Russas. Com 34 equipes, totalizando 120 policiais civis atuando na operação, 16 indivíduos foram localizados e presos – sendo 11 em Russas e cinco em Fortaleza. Outros cinco mandados foram cumpridos em desfavor de alvos que já se encontram recolhidos em unidades penitenciárias.

Durante as ações, policiais civis localizaram uma arma, munições e drogas com indivíduos que possuíam mandados de prisão em aberto. Além dos mandados cumpridos em desfavor deles, eles foram autuados em flagrantes por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Todos os alvos capturados foram conduzidos para unidades policiais, onde as ordens judiciais foram cumpridas. Agora, eles permanecem à disposição da Justiça. A ofensiva é coordenada pela Delegacia Regional de Russas, com apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPI-Sul).

Outras prisões

Com essa operação, sobe para 53 alvos capturados durante ações realizadas pela Polícia Civil  nos últimos dias. Dando continuidades às investigações, a Força de Segurança do Ceará localizou e prendeu, nessa última terça-feira (21) mais sete alvos envolvidos em crimes registrados no Vale do Jaguaribe. Os suspeitos foram capturados nos municípios de Juazeiro do Norte, Horizonte, Limoeiro do Norte, São João do Jaguaribe, no Ceará; e em Minas Gerais.

A primeira fase dessa força-tarefa ocorreu na semana passada, quando a PC-CE, com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil de Minas Gerais, retirou de circulação dez pessoas investigadas por serem partícipes em crimes de homicídios, extorsões e tráfico de drogas, registrados no município de São João do Jaguaribe e em cidades vizinhas.

Já na última segunda-feira (20), uma ação coordenada pela Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, por meio do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD), resultou na captura de 15 pessoas integrantes de um grupo criminoso que atuava em vários municípios do interior do Sul do Estado. De acordo com os levantamentos policiais, o grupo era subordinado a uma organização criminosa oriunda de São Paulo, e praticavam crimes de tráfico de drogas e homicídios na região Sul do Ceará. As investigações policiais seguem em andamento com a finalidade de localizar e prender outros indivíduos envolvidos em crimes na região Sul do Estado.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Três homens são mortos a tiros dentro de bar no interior do Ceará

Publicado

em

Por:

Por volta das 21h desta terça-feira (28), três homens foram mortos a tiros dentro de um bar, no distrito de Sangradouro, zona rural do município de Santa Quitéria, no interior do Ceará. O estabelecimento fica localizado às margens do Açude Araras.

Segundo testemunhas, as vítimas estavam no bar quando foram surpreendidos por três criminosos que chegaram em duas motos. Os bandidos passaram a efetuar diversos disparos contra Cauã Ximenes Pontes, de 23 anos, Guilherme Rodrigues Martins e Henrique Alves Araújo, ambos de 26 anos. Todos morreram no local.

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) esteve na cena do crime e encaminhou os corpos para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Canindé. O caso será investigado pela Polícia Civil. Até o momento, ninguém foi preso.

Continue Lendo

Destaque

Sargento é morto com tiro acidental durante prisão de suspeito de estupro na Serra da Ibiapaba

Publicado

em

Por:

Na noite segunda-feira (27), um sargento da Polícia Militar do Ceará (PMCE) morreu atingido por um tiro na cabeça disparado acidentalmente por um colega durante a prisão de um suspeito de estupro. O caso ocorreu no município de São Bendito, na região da Serra da Ibiapaba.

Conforme informações obtidas pelo Jornal do Ceará, Roberto da Silva Almeida, de 50 anos, 1º sargento da PM, estava em uma ocorrência, na qual realizava a prisão de Francisco Denys Moraes dos Santos, de 30 anos, suspeito praticar crimes sexuais contra pelo menos quatro mulheres.

No momento que o criminoso era colocado na viatura, no entanto, populares tentaram agredir o homem. Durante a confusão, um soldado, que estava em pé na parte lateral do lado de fora do veículo, com a arma em punho, se desequilibrou quando o veículo passou por uma lombada e a arma dele disparou. O tiro atingiu a cabeça do sargento Almeida.

O policial foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Benedito, sendo transferido para um hospital de Tianguá. O sargento, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu. O soldado que fez o disparo foi levado para a delegacia e prestou depoimento. A arma dele foi recolhida.

Continue Lendo

Destaque

PF cumpre mandados contra suspeitos de planejar ataques no Ceará para provocar saída de secretário

Publicado

em

Por:

A Polícia Federal deflagrou a operação DEFCON 4, na manhã desta terça-feira (28). No total, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Fortaleza, com o objetivo de interromper atuação de integrantes de grupos criminosos na tentativa de desestabilização do sistema penitenciário cearense, com apreensão de objetos ilícitos, documentos e mídias que elucidem a prática investigada.

As investigações apontaram fortes indícios de que quatro investigadas estariam planejando atos para desestabilização do sistema penitenciário cearense, envolvendo arregimentação de pessoas para ataques a servidores públicos, inclusive policiais penais; prédios públicos, Fóruns da Justiça e penitenciárias; ataques a ônibus; amotinamentos e outras manifestações violentas, além de outras ações com o fim de tumultuar o sistema prisional, na tentativa de forçar, através do planejamento desses atos violentos investigados, a substituição do Secretário de Administração Penitenciária do Estado do Ceará (SAP), Mauro Albuquerque.

As pessoas suspeitas serão ouvidas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). Os dados apreendidos serão analisados pelos policiais federais. As pessoas investigadas podem responder pelo cometimento, em tese, dos crimes de constituição de organização criminosa armada, com penas de até 12 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados a partir da análise do material apreendido.

As investigações continuam, para detalhamento da participação de cada investigada e levantamento da participação de terceiros nos crimes.

As ações policiais desencadeadas na FICCO são produto da cooperação interagências, com foco na inteligência de segurança pública, e contaram com a participação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Continue Lendo

Destaque

Homem é preso no Ceará por estupro virtual contra criança de apenas 8 anos

Publicado

em

Por:

Um homem de 51 anos foi preso, nesta segunda-feira (27), por estupro de vulnerável. A prisão ocorreu no município de Cruz, no interior do Ceará. Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o indivíduo tinha como vítima, uma menina de oito anos, que foi induzida a enviar vídeos simulando atos sexuais por meio de uma rede social.

De acordo com os investigadores da Delegacia Municipal de Cruz, o caso veio à tona no último dia 11 de novembro, quando os pais tiveram acesso ao celular da própria filha. Por meio das trocas de mensagens, foi possível verificar que o pedófilo enviava vídeos pornográficos para a menina e, a partir de um roteiro elaborado, induzia a vítima a simular atos sexuais. O conteúdo das conversas levou os pais a apresentarem uma denúncia junto à unidade da Polícia Civil responsável pela área, que representou judicialmente pela prisão temporária.

De posse da ordem judicial, policiais civis das delegacias municipais de Cruz, Jijoca de Jericoacoara e Itarema, além do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte deram cumprimento ao mandado de prisão temporária. O homem foi colocado à disposição da Justiça e também teve o próprio celular apreendido, em decorrência do cumprimento de um mandado de busca e apreensão. O equipamento eletrônico subsidia as investigações policiais.

Continue Lendo

Destaque

Fim de semana sangrento no Vale do Jaguaribe: 6 pessoas são mortas; três foram mulheres

Publicado

em

Por:

A violência no Ceará cresce imensamente e amedronta a população. Uma regiões mais violentas, o Vale do Jaguaribe, teve mais um fim de semana sangrento, com seis pessoas mortas, incluindo três mulheres. Todos os crimes estão sendo investigados pela Polícia Civil.

O primeiro caso foi registrado na noite de sexta-feira (24), quando Mônica Maria Alves, de 23 anos, estava dormindo em casa e acabou sendo surpreendida por dois homens, que arrombaram o local e mataram a vítima a tiros dentro do quarto. O crime ocorreu na localidade de Sítio Recanto, zona rural do município de Alto Santo.

Já na madrugada do sábado (25), no bairro Açude Velho, em Morada Nova, Francisca Josivania de Brito Cavalcante, de 26 anos, teve sua vida ceifada dentro de sua casa. Os criminosos, conforme testemunhas, estavam em busca do irmão da mulher, mas não encontraram o rapaz e mataram ela.

O outro assassinato de mulher ocorreu no bairro Mutirão, em São João do Jaguaribe. De acordo com o boletim policial da região, ela foi encontrada morta dentro de casa. O suspeito do crime seria um homem com quem a vítima teria um relacionamento. Ele, no entanto, se defende dizendo que a mulher vivia um caso amoroso com outra pessoa do sexo feminino, sendo esta quem ameaçava a vítima por ter um namoro com ele. A polícia investiga o crime.

Mais crimes

Além das três mulheres mortas, o Vale do Jaguaribe contabilizou mais três mortes. Todos esses homicídios foram praticados no município de Morada Nova.

Continue Lendo

Destaque

Pai e filho são mortos a tiros na zona rural de Boa Viagem

Publicado

em

Por:

Pai e filho foram mortos a tiros na localidade de Riacho da Jurema, zona rural do município de Boa Viagem, no interior do Ceará, na noite desta sexta-feira (24). As vítimas são Luis Nunes de Lima, de 55 anos, e Elivando de Paula Nunes, de 30 anos.

Conforme informações de testemunhas, os dois estavam dentro de casa quando o imóvel foi invadido por criminosos, sendo dois homens armados em uma motocicleta. As vítimas ficaram ajoelhadas e foram alvejadas várias vezes dentro de um quarto. No local, a polícia localizou estojos de pistolas calibre .40 e 9mm.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o pai não possuía antecedentes criminais. No entanto, o filho tinha passagens por homicídio e disparos de arma de fogo. As investigações do crime estão a cargo da Delegacia Municipal de Polícia Civil de Boa Viagem.

Continue Lendo

Em Alta