Conecte-se conosco

Uncategorized

MP firma acordo com partidos e coligações de Quixadá, Banabuiú, Choró e Ibaretama para disciplinar propaganda eleitoral

Publicado

em

O Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria da 6ª Zona Eleitoral, firmou um Termo de Acordo com os representantes dos partidos e coligações dos Municípios de Quixadá, Banabuiú, Choró e Ibaretama, a fim de disciplinar a propaganda eleitoral nas Eleições Municipais de 2020, em especial quanto à utilização de carros de som e à realização de comícios, carreatas, passeatas e outros atos de campanha. O acordo foi firmado durante reunião online realizada na tarde dessa quarta-feira (30/09) com a presença da Justiça Eleitoral.

Com o acordo, foi definido que nos Municípios de Banabuiú e Choró, os candidatos, partidos e coligações se comprometeram a não organizar, estimular, apoiar ou realizar passeatas, carreatas e comícios. Em Quixadá, não serão realizados comícios e, em Ibaretama, não serão promovidos comícios e passeatas. Os eventos que gerem aglomeração de pessoas, com ou sem utilização de veículos e motocicletas, devem obedecer às normas do Decreto Estadual nº 33.751/2020, da Lei Estadual nº 17.234/2020 e do Plano de Segurança Sanitária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Também foi acordada a realização de propaganda, por meio do horário eleitoral gratuito veiculado nas emissoras de rádio e televisão. Aos candidatos, partidos e coligações é vedada a realização de propaganda em bens públicos, assim como a justaposição de adesivos, de forma a gerar efeito outdoor.

Além disso, foi definido que cada coligação poderá cadastrar até cinco veículos, a serem utilizados pelos candidatos a prefeito, para a divulgação dos eventos virtuais que serão transmitidos. Esse cadastramento será realizado por meio de protocolo no Cartório Eleitoral e a utilização dos carros de som será proibida das 12 às 14 horas nos quatro municípios da 6ª Zona Eleitoral.

Ficou acordado ainda a proibição, ainda, a utilização de fogos de artifício na campanha eleitoral, a fim de preservar o sossego público e não colocar em risco a população dos municípios. Por fim, o acordo estabelece que representantes e delegados das coligações, candidatos, membros da coordenação de campanha e demais colaboradores devem respeitar as legislações eleitoral e sanitária.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Morre Rita Lee, rainha do rock brasileiro, aos 75 anos

Publicado

em

Por:

Morreu, segunda-feira (8), a rainha do rock Rita Lee, aos 75 anos, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.

A família da cantora divulgou um comunicado nas redes sociais dela: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.

Um dos nomes mais importantes da história da música popular brasileira, Rita Lee Jones foi uma artista pioneira em diversas frentes. Roqueira e principal voz dos Mutantes, grupo fundamental do rock nacional, lançou inúmeros sucessos, quase sempre em parceria como marido e músico Roberto de Carvalho. Rita Lee também foi uma voz atuante contra a Ditadura Militar e pelos direitos das mulheres.

Continue Lendo

Uncategorized

EXCLUSIVO: Prefeito de Alto Santo agride servidor municipal fisicamente, verbalmente e moralmente

Publicado

em

Por:

Na manhã desta terça-feira (10), um servidor público efetivo da prefeitura de Alto Santo, na região do Vale do Jaguaribe, falou a reportagem da Rádio Progresso, em Russas, que foi agredido, inclusive em vias de fato, pelo prefeito do município, Joeni Holanda (PSD), com o qual a vítima tem duradouras divergências políticas.

Além de alegar perseguição, inclusive com abertura de processo administrativo sem motivação legal, o servidor Francisco, vulgo Mucuin,, relata que o prefeito ordenou o não pagamento do seu salário referente ao mês de dezembro de 2022.

Após insultos, que foram realizados na frente da filha da vítima, os dois saíram no braço em frente ao prédio da prefeitura. O caso foi presenciado por diversas testemunhas em plena via pública no centro da cidade.

O cenário de faroeste na cidade não é novidade, pois não é a primeira vez que o chefe do executivo perde as estribeiras.

Será feita justiça? Pergunta retórica.

Ouça o áudio:

Continue Lendo

Uncategorized

Joelma Xavier entrega Prefeitura de Palhano sucateada para Simplício Galvão

Publicado

em

Por:

Palhano, na região do Vale do Jaguaribe, nos últimos anos passou por acontecimentos atípicos. A cidade registrou as mortes do prefeito Ivanildo Nunes da Silva, em 3 de abril de 2021 e de seu sucessor Francisco Erisson Ferreira, o Chico do Joaquinzinho, em dezembro deste ano. Logo em seguida, novas eleições foram marcadas. A presidente da Câmara de Vereadores daquele momento, Joelma Xavier (PDT), ficou responsável pela gestão. Ela, porém, deixou o comando quando o novo presidente da Casa legislativa, Simplício Galvão (PSD), tomou posse no 1°dia de janeiro. Ele permanece no cargo até 5 de fevereiro, quando será realizada uma eleição suplementar.

O Jornal do Ceará ouviu Simplício Galvão durante visita a reforma de uma escola da cidade. Ele falou sobre seus primeiros dias como prefeito de Palhano, além de detalhar como Joelma Xavier entregou a prefeitura. Conforme os relatos, a vereadora deixou a administração sucateada. Simplício revela que Joelma não teve nem atitude de fazer o processo de transição.

“Até agora, a gente não teve acesso a nenhum [documento] da parte orçamentária, das folhas de pagamento, das coisas atrasadas desse último mês”, diz o prefeito. “O maior problema encontrado foi na contabilidade, na questão das finanças. Nós temos um computador que tinha lá todas as informações e hoje não se encontra no nosso município, não se encontra dentro da prefeitura”, revela. Ele ainda contra que não recebeu nem a folha de pagamento da gestão e que encontrou até carros sem motores .

Confira a entrevista completa:

Continue Lendo

Uncategorized

Elmano de Freitas é eleito governador do Ceará no primeiro turno

Publicado

em

Por:

Elmano de Freitas, do PT, foi eleito governador do Ceará em 1º turno. Com 100% das urnas apuradas, à 0h49 de segunda-feira (3) ele recebeu 2.808.258 votos, o que representa 54,02% dos votos válidos. O segundo candidato mais votado foi Capitão Wagner (União Brasil), com 1.649.189 votos. O terceiro colocado, apoiado por Ciro Gomes (PDT), Roberto Cláudio, somou 734.965 votos.

Natural de Baturité (CE), Elmano de Freitas da Costa tem 52 anos, é deputado estadual e graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Este é o segundo mandato no cargo de deputado estadual, tendo sido eleito pela primeira vez em 2014. Concorreu a prefeito e vice-prefeito de Fortaleza e a prefeito de Caucaia. Teve atuação ainda como presidente da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e como secretário de Educação de Fortaleza. Este ano, concorre pela coligação Ceará Cada Vez Mais Forte (Federação Brasil da Esperança – FE Brasil/PP/MDB/PRTB/Federação Psol – Solidariedade). Sua vice é Jade Romero.

Continue Lendo

Uncategorized

Pesquisa Atlas Intel/CNN no Ceará: Elmano tem 43,6%; Capitão Wagner 32,4%; Roberto Cláudio 20,1%

Publicado

em

Por:

Divulgada nesta quinta-feira (29), pesquisa Atlas Intel/CNN para o governo do Ceará, mostra que Elmano de Freitas (PT) lidera com 43,6%. Ele é seguido por Capitão Wagner (União Brasil), que aparece com 32,4%. Roberto Cláudio registra 20,1%. O levantamento entrevistou 1.600 eleitores entre os dias 24 e 28 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo. O nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o protocolo CE-07698/2022.

Confira os números a seguir:

Primeiro turno

Intenção de voto estimulada para governador

  • Elmano de Freitas (PT) – 43,6%
  • Capitão Wagner (União Brasil) – 32,4%
  • Roberto Cláudio (PDT) – 20,1%
  • Chico Malta (PCB) – 0,4%
  • Serley Leal (UP) – 0
  • Zé Batista (PSTU) – 0
  • Branco/Nulo – 0,9%
  • Não sabe – 2,5%

Continue Lendo

Uncategorized

Paraná Pesquisas no Ceará: Elmano de Freitas e Capitão Wagner estão tecnicamente empatados

Publicado

em

Por:

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas no Ceará, divulgado nesta quarta-feira (28), mostra Elmano de Freitas (PT) e Capitão Wagner (União Brasil) empatados tecnicamente. O petista aparece com 33,3%, enquanto o candidato do União Brasil tem 33,1%. Logo atrás, Roberto Claudio registra 18,8%.

A pesquisa ouviu 1.540 eleitores entre os dias 23 a 27 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. A sondagem está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número CE-05327/2022.

Confira os números:

  • Elmano de Freitas (PT) – 33,3%
  • Capitão Wagner (União Brasil) – 33,1%
  • Roberto Cláudio (PDT) – 18,8%
  • Chico Malta (PCB) – 0,8%
  • Serley Leal (UP) – 0,3%
  • Zé Batista (PSTU) – 0,3%
  • Não Sabe/Não Respondeu – 6,6%
  • Nenhum/Brancos/Nulos – 6,8%

Continue Lendo

Em Alta