Conecte-se conosco

Sertão Central

Ibaretama decreta lockdown total; Banabuiú e Quixeramobim, na região, adotam medidas semelhantes. Acompanhe

Publicado

em

O Sertão Central passa por um momento complicadíssimo no enfrentamento a pandemia da Covid-19. A região foi uma, inclusive, das que não conseguiu baixar o grau de transmissão do vírus e ficou de fora da flexibilização da retomada da economia, com recomendações do governo estadual para que medidas mais duras fossem tomadas. Quixadá decretou lockdown após ter falhado em outras duas tentativas de isolamento social rígido, e como cidade que tem o maior comércio da região, a terra dos monólitos acabou se tornando uma disseminadora do vírus por toda a região. O intenso tráfego de pessoas, que vieram de outras regiões do estado, se misturou aos habitantes do município e aos milhares que passam pela cidade diuturnamente em compras, trabalho e serviços que, contaminados, retornam as suas terras natais e acabam por formar um trágico efeito dominó, que é refletido na sequência de descontrole da transmissão seguida pelo anuncio em série de decretos municipais visando o controle sanitário. Veja algumas medidas tomadas pelas cidades da região:

IBARETAMA

A Prefeitura de Ibaretama, publicou no sábado, 15, novo decreto municipal renovando a partir da segunda-feira, 17, até o dia 23 de maio, o regime de isolamento social rígido lockdown e com medidas ainda mais restritivas.

São iniciativas adotadas com base nos dados epidemiológicos do município e região do Sertão Central e visam frear a onda crescente de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

A maioria das regras já são conhecidas pela população, pois o município vivencia lockdown desde o dia 23 de abril, no entanto, trouxe algumas especificações como a proibição do atendimento presencial em todos os setores do comércio e serviços, incluindo padarias, casa lotérica, agências bancárias e seus correspondentes, ressalvando o autoatendimento em caixas eletrônicos. Farmácias, supermercados, mercadinhos e similares também só poderão atender com entrega em domicílio. O município fez adequações e pontuações sobre o decreto:

  • LINHA VERDE
    • É permitido o funcionamento de restaurante situado no máximo 10 (dez) metros da linha de transbordo à margem da BR-122, compreendida como “linha verde”, das 6h às 15h, com distanciamento de 3 (três) metros por mesa e apenas duas cadeiras por cada mesa disponível.
  • LEI SECA
    • Permanece proibido a venda e consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos e privados, bem como nos bens de uso comum, estando vedado inclusive a venda através de delivery.
  • TOQUE DE RECOLHER
    • Fica proibida, nos dias da semana, das 20h às 5h do dia seguinte, e aos sábados e domingos, das 19h às 5h do dia seguinte, a circulação de pessoas em ruas e espaços públicos, salvo em função de serviços de entrega, para deslocamentos a atividades previstas neste decreto, ou em razão do exercício da advocacia na defesa da liberdade individual.

BANABUIÚ

O Prefeito Edinho Nobre, assinou na manhã da última sexta-feira, 14, um novo decreto municipal (N° 83/2021) para determinar lockdown total na cidade de Banabuiú a partir das 0h de sábado, 15, se estendendo até o dia 24 de maio de 2021. A medida vem a atender a Recomendação N° 0028/2021 do Ministério Público do Estado do Ceará, onde solicita a adoção de medidas de isolamento social restritivo, objetivando conter a proliferação da COVID-19 e, com isso, reduzir a pressão sobre o sistema de saúde no município, em face da grave situação epidemiológica registrada na cidade, conforme os dados do Integrasus e demais fontes de autoridade sanitária estadual.

As principais medidas do novo decreto contemplam isolamento social rígido, com a proibição da circulação e permanência de pessoas por avenidas, ruas, calçadas, vielas, praças e todos espaços e vias públicas, urbano e rural, a suspensão do funcionamento presencial das atividades da indústria, comércio, bens e serviços, passando a atender apenas por serviço delivery com cadastramento prévio de um colaborador para cada empreendimento, o bloqueio na circulação de pessoas. Igrejas, templos e demais instituições religiosas poderão promover celebrações exclusivamente na forma virtual, com limitação de 5 (cinco) pessoas. Clínicas e laboratórios poderão realizar exames exclusivamente de forma domiciliar. Oficinas, borracharias, lava-jatos e postos de combustíveis poderão funcionar exclusivamente para o atendimento de carros oficiais do Município, Estado e União. Fica proibido a entrada de representantes de vendas, veículos privados e que prestem os serviços de transporte por táxi, moto-táxi, veículos disponibilizados por aplicativos, topiques, vans, micro-ônibus e ônibus, sendo permitido, única e exclusivamente, a utilização como via de passagem para outro município.

Com a incidência de denúncias do rompimento da quarentena e isolamento social domiciliar das pessoas comprovadamente infectadas ou com suspeita de contágio pela COVID-19, o Governo Municipal tomou a decisão de aplicar multa no valor de R$ 1.000,00, para quem for flagrado realizando tal ato, além de tomar as medidas cabíveis na esfera criminal, observado o art. 268, do Código Penal, que prevê como crime contra a saúde pública o ato de infringir determinação do Poder Público destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa e caso necessário, a força policial poderá ser empregada para promover o imediato restabelecimento do confinamento obrigatório, sem prejuízo da aplicação das sanções cabíveis.

QUIXERAMOBIM

Semelhante à Ibaretama, o decreto assinado no último dia 13 pelo prefeito Cirilo Pimenta vale até o dia 23 de maio. A decisão foi tomada na noite da última quarta-feira, 12, após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da cidade. O encontro contou com a participação de diversos segmentos da cidade. O lockdown será total, com o fechamento de agências bancárias, supermercados, farmácias e fábrica de calçados. O decreto nº 4.8736/2021, que oficializou a decisão, foi divulgado na tarde da quinta-feira, incluindo as punições para qualquer infração feita por comerciantes e pela população.

Entre as proibições impostas pelo decreto estão:

  • O funcionamento de bares e depósitos de bebidas e a proibição da venda e consumo em espaços públicos, privados e de forma pessoal, estando vedado, inclusive, a venda através de delivery. O estabelecimento que descumprir será imediatamente interditado por 30 dias;
  • Templos, igrejas e demais instituições religiosas também fecharão, sendo permitida a transmissão apenas de forma virtual;
  • Em relação às agências bancárias será permitido somente o autoatendimento nos caixas eletrônicos e as instituições deverão disponibilizar colaboradores necessários para controlar o acesso nos locais. Em caso de descumprimento das medidas, será aplicada multa no valor de até R$ 100.000,00.

Via: Prefeituras de Ibaretama, Banabuiú e Quixeramobim.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

FADAT conquista Selo de Responsabilidade Social da ABMES

Publicado

em

Por:

A Faculdade Dom Adélio Tomasin (FADAT) recebeu o Selo de Responsabilidade Social, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Esta distinção é um reconhecimento significativo do impacto e eficácia do “Projeto Conexão FADAT”.

O “Conexão FADAT” apresenta o desenvolvimento de várias atividades acadêmicas e institucionais e, ao mesmo tempo, presta diversos serviços à comunidade. Ele é itinerante e acontece nas praças principais das cidades que compõem o sertão central cearense.

O recebimento deste selo reflete o trabalho duro, a dedicação e o comprometimento dos colaboradores, docentes e discentes da FADAT, demonstrando que, juntos, estão fazendo a diferença na vida das pessoas. Um trabalho que tem o comando de Dom Adélio Tomasin e José Nilson.

Continue Lendo

Destaque

Censura: Câmara de Pedra Branca proíbe comentários durante transmissão das sessões

Publicado

em

Por:

Um verdadeiro absurdo foi cometido pela Câmara Municipal de Pedra Branca, na região do Sertão Central cearense. Isso porque, na manhã desta sexta-feira (18), os vereadores resolveram censurar a população que acompanha as sessões através das redes sociais. A partir de agora, quem estiver assistindo as lives não poderá se expressar, tendo em vista que os comentários não serão mais permitidos.

A ideia partiu do presidente da Casa, Juscelino Calíope (Solidariedade), que colocou o tema em votação informal, ou seja, sem a necessidade de procedimentos regimentais previstos pela lei. No total, 9 vereadores concordaram com a atitude ditatorial, enquanto 4 parlamentares foram contra a censura.

Veja como os vereadores votaram:

A favor da censura:

1. Josefa Matos (PSD)
2. Preto Flor (PSD)
3. Franzé (Solidariedade)
4. Rogério Curdulino (Solidariedade)
5. Silvan Cavalcante (PP)
6. Jayro Nikson (PT)
7. Raimundo Barbosa (PSB)
8. Juarez Abrantes (Solidariedade)
9. Juscelino Calíope (Solidariedade)

Contra a censura:

1. Dr. Rodolfo (Solidariedade)
2. Célio Lopes (Solidariedade)
3. Zé Filho (Solidariedade)
4. Aninha do Pinião (Solidariedade)

Continue Lendo

Sertão Central

Irapuan Pinheiro: Professores esperam rateio de recursos do Fundeb

Publicado

em

Por:

Prefeituras do Ceará efetuaram o pagamento de abono salarial a professores e outros profissionais da Educação com recursos que sobraram do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O rateio, tradicional no final do ano, acontece porque as prefeituras são obrigadas por lei a atingir, anualmente, o percentual de pelo menos 70% dos recursos destinados à valorização do magistério.

No município de Deputado Irapuan Pinheiro, na região do Sertão Central, tal percentual não foi alcançado, ou seja, o prefeito Gildecarlos Pinheiro (PDT) e o secretário Breno de Oliveira Torquatto deveriam realizar o pagamento aos profissionais da Educação. Porém, segundo professores ouvidos pelo Jornal do Ceará, equivocadamente e com ilegalidade, os valores não foram repassados pela gestão municipal.

O Jornal do Ceará procurou a Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Piquet Carneiro, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã e Solonópole (SINDSERP). De acordo com a presidente Celma Tereza, o sindicato tem organizado uma audiência para tratar do assunto com o prefeito Gildecarlos Pinheiro, que deve receber os profissionais somente em junho. O SINDSERP busca diálogo com o chefe do Executivo municipal. Caso contrário, o sindicato vai acionar o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e entrará com uma ação na Justiça para resolver o caso.

Continue Lendo

Destaque

Acusado de estuprar e matar professora em Quixadá é condenado a 40 anos de prisão

Publicado

em

Por:

O acusado de estuprar e matar uma professora na cidade de Quixadá, na região do Sertão Central, foi condenado pelo Tribunal do Júri a 40 anos de prisão pelos crimes. Socorro Gomes, que tinha 48 anos, foi assassinada por volta das 6h do dia 1º de fevereiro de 2017. No dia, ela saiu de casa para fazer exercícios, porém desapareceu e foi encontrada em um matagal, no Bairro Jardim Monólitos, sem vida.

Segundo o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) no processo, Socorro estava fazendo caminhada quando foi atacada por Ernandes Benjamin de Paiva, o “Guelé, e arrastada para um local ermo, onde o homem matou a vítima e a estuprou depois de morta. No mesmo dia do crime o acusado foi preso. A identificação dele foi possível graças a uma testemunha que trafegava de motocicleta nas proximidades do local do crime e percebeu a vítima caminhando e o réu a seguindo. A testemunha chegou a parar a moto, o que fez o criminoso tentar disfarçar seus gestos. Ao perceber que a vítima estava distante, a testemunha então seguiu com o seu trajeto. Em exame pericial, ficou constatado a presença de material genético do réu no corpo da mulher

No julgamento, o Tribunal do Júri da Comarca de Quixadá acatou as teses defendidas pelo Ministério Público e condenou o réu com base nos artigos 121, parágrafo 2º, incisos IV e V, e 213, combinado com o artigo 69, todos do Código Penal. O promotor de Justiça Bruno de Albuquerque Barreto, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Quixadá, representou o MPCE no julgamento.

Continue Lendo

Sertão Central

Novo bispo de Quixadá vem da diocese de Tianguá

Publicado

em

Por:

Nesta quarta-feira (10), o Papa Francisco nomeou o novo bispo da diocese de Quixadá, na região do Sertão Central. O eleito é o padre Aurélio Pinto de Sousa, atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Viçosa do Ceará, na região da Serra da Ibiapaba. Ele pertence ao clero da diocese de Tianguá, que fica a 342 km da Terra dos Monólitos. Padre Aurélio será o quarto bispo de Quixadá, que está vacante desde 15 de dezembro de 2021, sucedendo a dom Angelo Pignoli. A informação foi confirmada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Biografia e trajetória eclesial 

Padre Aurélio Pinto de Sousa nasceu no dia 12 de novembro de 1974, na cidade de Guaraciaba do Norte (CE). É o segundo filho do casal Antônio Pinto de Sousa e Maria das Graças de Sousa. Concluiu o ensino médio no Colégio municipal Dom Pedro I, em Guaraciaba do Norte, no ano de 1993. 

Em 1994, ingressou no Seminário São José, em Tianguá (CE), onde fez a etapa do Propedêutico. Entre os anos de 1995 e 1997, cursou Filosofia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará (ITEP), em Fortaleza, cuja licenciatura foi validada, posteriormente, na Universidade Estadual do Ceará (UECE).  

Entre os anos 1998 e 2000, cursou bacharelado em Teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, atualmente, Faculdade Jesuíta. Em seguida, de 2001 a 2003, realizou o curso do mestrado em Teologia na mesma instituição. Sua ordenação diaconal aconteceu no dia 19 de março de 2003 e a ordenação presbiteral se deu no dia 12 de julho de 2003, pelas mãos de dom Francisco Hernández Arnedo, então bispo de Tianguá. 

Em 2007, cursou especialização em Formação Presbiteral no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG). Em 2009, iniciou doutorado em Teologia dogmático-sacramental no Pontifício Ateneo Santo Anselmo, em Roma.  

Entre suas atividades eclesiásticas, exerceu a função de Reitor do Seminário Dom Timóteo de Teologia, em Fortaleza, entre os anos de 2003 e 2008. E, em 2009, foi vigário paroquial na Catedral Senhora Sant´Ana, em Tianguá.  

Ao regressar para o Brasil após cursar doutorado, assumiu a função de administrador da Área Pastoral São Pedro (2014 a 2016); também foi pároco da paróquia São Pedro (2016 a 2022), em Tianguá. Desde o início deste ano é pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, na cidade de Viçosa do Ceará. Exerceu também as funções de membro do Conselho de Presbíteros, assistente eclesiástico para a Pastoral Litúrgica e representante do Clero. Desde o ano de 2003 é professor de Liturgia, Sacramentos e Mariologia na Faculdade Católica de Fortaleza. 

Continue Lendo

Sertão Central

Matheus Góis, prefeito de Pedra Branca, deve ser o novo presidente do Consórcio de Saúde do Sertão Central

Publicado

em

Por:

Nesta segunda-feira (24), durante assembleia, os membros do Consórcio de Saúde do Sertão Central decidiram oficializar a data que será realizada a eleição da nova diretoria. A votação ocorrerá na próxima quinta-feira (27), às 15h, na sede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Segundo informações obtidas pelo Jornal do Ceará, o prefeito de Pedra Branca, Matheus Góis (PSD), deve ser eleito presidente. O principal articulador da escolha pelo gestor pedrabranquense é o deputado Osmar Baquit (PDT).

Atualmente quem preside o consórcio é o prefeito de Ibicuitinga, Franzé Carneiro (PT), que não poderá seguir no cargo, conforme estatuto dos consórcios. O gestor queria fazer um sucessor, no caso, eleger o prefeito de Choró, Marcondes Jucá (PT). No entanto, Franzé e Marcondes serão derrotados. Existe um consenso por parte dos prefeitos Maurício Pinheiro (Senador Pompeu), Cirilo Pimenta (Quixeramobim), Ricardo Silveira (Quixadá), Edinho Nobre (Banabuiú), Alan Macedo (Milhã), Ana Vladia (Solonópole) e Elíria Queiroz (Ibaretama) para eleger Matheus Góis.

Continue Lendo

Em Alta