Ex-presidente do INSS é preso pela PF nesta quinta-feira (13)


A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (13) Alessandro Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele comandou o órgão entre julho de 2023 e abril de 2025 e foi alvo de uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões.
De acordo com a PF, o grupo é suspeito de causar um prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões aos cofres públicos entre 2019 e 2024. Durante a ação, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em diferentes estados.
Anotações encontradas pelos investigadores indicam possíveis repasses de propina, com menções a valores milionários e nomes ligados ao esquema. Stefanutto foi indicado ao cargo pelo então ministro da Previdência, Carlos Lupi, e é filiado ao PDT.
A defesa do ex-presidente do INSS classificou a prisão como “ilegal” e informou que ainda não teve acesso à decisão judicial que determinou a medida.
Stefanutto foi demitido em abril deste ano, após o avanço das investigações. Durante sua gestão, ele também ocupou o cargo de diretor de Orçamento, Finanças e Logística do instituto. A operação segue em andamento e novas prisões não estão descartadas.
Jornaldoceara@gmail.com
© 2025. All rights reserved.
