Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe, é o munícipio que mais avança no combate à pandemia de Covid-19, sendo também um dos destaques do Ceará quando se fala em vacinação. A quantidade de cadastros e estratégias adotadas pela cidade, como mutirão para aplicar as doses, influenciam no andamento do processo contra a doença.
O munícipio há dias aplica a vacina no público de 18 anos e faz parte de um seleto grupo que já vacinam moradores com 20 anos ou menos. Além disso, com mais de 46 mil doses aplicadas, Limoeiro do Norte ultrapassa 75% de sua população vacinada. O fato é comemorado pelo prefeito Dr. José Maria Lucena e por Júnior Ibiapina, secretário municipal de Saúde.
Na manhã desta quarta-feira (18), o chefe da pasta da Saúde recebeu o Jornal do Ceará para uma entrevista. Júnior Ibiapina diz que “a pandemia chegou em um momento que pegou todo mundo de surpresa”. A Região Jaguaribana, assim como todo o Estado, não estava preparada para o vírus. Com muito esforço e trabalho, cidades como Limoeiro do Norte conseguiram reverter a situação.
Em pouco tempo, a prefeitura de Limoeiro do Norte inaugurou 20 leitos de UTI e ampliou o número de leitos de enfermaria, fruto de uma articulação muito bem sucedida do Prefeito José Maria Lucena e do Secretário Municipal de Saúde, Júnior Ibiapina junto ao Governo do Estado, com um projeto bem elaborado para que o município atendesse a todos os critérios técnicos necessários para receber os leitos. A parceria já existente com a Sociedade Beneficente São Camilo também foi de grande importância para a agilidade desse processo.
A Região Jaguaribana, com uma população superior a 700 mil habitantes, até maio do ano passado, não contava com um leito de UTI. Houve um esforço concentrado das autoridades limoeirenses para a instalação no Hospital São Raimundo, que é pertencente a fundação São Camilo e parceira do município.
VACINAÇÃO
Um momento de maior esperança e felicidade foi com a chegada da vacina no Brasil. Júnior Ibiapina lembra que as primeiras doses do imunizante Coronavac chegaram em Limoeiro do Norte por voltas das 22h (18/01). Na mesma noite ainda foi iniciada as primeiras aplicações, sendo o primeiro município do Interior a começar sua vacinação. Até hoje, todas as doses que chegam na cidade são aplicadas logo na sequência. “Não tem dia, não tem hora”, afirma o secretário sobre a agilidade e rapidez do trabalho de sua equipe.
Um dos segredos para aplicar mais doses foi a intensificação no cadastramento de pessoas, segundo Júnior Ibiapina. Após aplicar uma dose, ainda de acordo com o secretário, o caso é registrado no sistema. “Vacinar e dar baixar no Saúde Digital. O Estado, assim, visualiza que o cidadão já foi vacinado e ver também que há cadastros de pessoas a serem vacinadas e libera as doses”, disse ele.
Júnior Ibiapina também lembra que Limoeiro do Norte foi escolhida para receber a vacina Sputnik V, porém, contratempos da fabricante com a Anvisa fizeram a chegada ao Brasil ser cancelada. O secretário revela que a intenção era vacinar toda a população em um único dia.
Apesar disso, o público a partir de 18 anos deverá ser totalmente imunizado muito em breve. A gestão municipal, inclusive, já estuda abrir agendamento para menores desta idade.
Veja entrevista completa com Júnior Ibiapina, secretário de Saúde de Limoeiro do Norte: