Entrevista: Deputado José Airton comemora instalação de Universidade em Aracati e projeta curso de Medicina

Nesta quinta-feira (16), o Jornal do Ceará entrevistou o deputado federal José Airton Cirilo (PT), que falou sobre a instalação da Universidade Estadual do Ceará (Uece) no município de Aracati. Ele ainda comentou sobre sua participação em uma Comissão Externa da Câmara dos Deputados, que vai acompanhar e monitorar a conclusão das obras públicas paralisadas e inacabadas em todo o Brasil. O grupo é composto por 15 deputados, sendo três do Ceará: Leônidas Cristino (PDT), Idilvan Alencar (PDT) e José Airton Cirilo (PT).

Comissão Externa

O deputado explicou que o objetivo da comissão é “fazer um relatório para precisar quantas obras temos paradas em diversos ministérios, principalmente no Ministério da Educação”. Ele pontua trabalhos parados em creches, escolas e quadras pelo país. “Também no Ministério da Saúde temos várias obras paralisadas, além do Ministério dos Transportes, que tem diversas obras inclusive no Ceará. Nós temos obras em andamento há quase 15 anos, como é o caso do Anel Viário”, disse ele.

A Comissão Externa, além dos três deputados cearenses, é formada por: Flávia Morais (PDT/GO) – Coordenadora; Amom Mandel (CIDADANIA/AM); Detinha (PL/MA); Geovania de Sá (PSDB/SC); Joseildo Ramos (PT/BA); Léo Prates (PDT/BA); Marcos Tavares (PDT/RJ); Neto Carletto (PP/BA); Rubens Otoni (PT/GO); Simone Marquetto (MDB/SP); Socorro Neri (PP/AC); e Zé Silva (SOLIDARIEDADE/MG).

Uece em Aracati

Durante a entrevista, o deputado José Airton Cirilo comentou sobre a instalação da Universidade Estadual do Ceará (Uece) no município de Aracati, que é uma luta do parlamentar. “Essa ida foi, infelizmente, de uma forma muito atabalhoada. O prefeito Bismarck Maia (PDT), que eu considero um mala, foi desapropriar o colégio mais histórico e importante de Aracati para perseguir os irmãos maristas e isso gerou um conflito muito grande”, disse. “O certo é que a Universidade vai ser instalada em um prédio provisório, que vai ser entregue até ser construído os blocos para implantação do novo campus”, informa José Airton.

“Eu me comprometi com o reitor da Universidade Estadual a colocar os recursos, são cerca de R$ 28 mihões, tanto para construção e equipamentos. Eu como filho de Aracati não poderia deixar de apoiar essa iniciativa tão importante para formação dos nossos jovens”, relatou. Inicialmente, conforme o parlamentar serão dois cursos ofertados pela unidade. No entanto, segundo o deputado, ele reivindicou cursos de Medicina, Enfermagem e Veterinário.

Ouça a entrevista completa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *