Joelma Xavier entrega Prefeitura de Palhano sucateada para Simplício Galvão
Palhano, na região do Vale do Jaguaribe, nos últimos anos passou por acontecimentos atípicos. A cidade registrou as mortes do prefeito Ivanildo Nunes da Silva, em 3 de abril de 2021 e de seu sucessor Francisco Erisson Ferreira, o Chico do Joaquinzinho, em dezembro deste ano. Logo em seguida, novas eleições foram marcadas. A presidente da Câmara de Vereadores daquele momento, Joelma Xavier (PDT), ficou responsável pela gestão. Ela, porém, deixou o comando quando o novo presidente da Casa legislativa, Simplício Galvão (PSD), tomou posse no 1°dia de janeiro. Ele permanece no cargo até 5 de fevereiro, quando será realizada uma eleição suplementar.
O Jornal do Ceará ouviu Simplício Galvão durante visita a reforma de uma escola da cidade. Ele falou sobre seus primeiros dias como prefeito de Palhano, além de detalhar como Joelma Xavier entregou a prefeitura. Conforme os relatos, a vereadora deixou a administração sucateada. Simplício revela que Joelma não teve nem atitude de fazer o processo de transição.
“Até agora, a gente não teve acesso a nenhum [documento] da parte orçamentária, das folhas de pagamento, das coisas atrasadas desse último mês”, diz o prefeito. “O maior problema encontrado foi na contabilidade, na questão das finanças. Nós temos um computador que tinha lá todas as informações e hoje não se encontra no nosso município, não se encontra dentro da prefeitura”, revela. Ele ainda contra que não recebeu nem a folha de pagamento da gestão e que encontrou até carros sem motores .
Confira a entrevista completa: