Chuvas de dezembro superam média histórica no Ceará
O mês de dezembro, apesar de não ter encerrado, acumula volume de chuvas acima da média histórica, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com média normal de 31,6 mm, o mês chegou a 45,6 mm com as precipitações registradas neste domingo (25). O aumento é de 44,3%.
É o terceiro dezembro mais chuvoso dos últimos dez anos. O acumulado parcial de 2022 só fica atrás das médias de 2018 e 2021, com 86,8 mm e 47,7 mm, respectivamente. O cenário ainda pode sofrer alterações caso a última semana do ano seja chuvosa no Ceará. Pelo calendário climatológico do estado, dezembro é o primeiro mês da chamada pré-estação, que segue até o fim de janeiro. O período antecede a quadra chuvosa, entre fevereiro e maio.
A Funceme prevê para os próximos dois dias que as chuvas devem perder força no Ceará. Nesta segunda-feira (26), o órgão alerta que o céu ficará variando de parcialmente nublado a sem nuvens em todas as macrorregiões. Na terça-feira (27), o prognóstico é praticamente o mesmo, porém com uma baixa possibilidade de chuva isolada no Cariri, na faixa litorânea e na Ibiapaba.