Varíola dos macacos em Russas: Kelly Leitão, secretária de Saúde, explica caso confirmado da doença no município

A secretária de Saúde de Russas, Kelly Leitão, foi entrevistada no programa Luis Lopes Com O Povo, da Rádio Progresso 101 FM, nesta segunda-feira (4). Na ocasião, ela falou sobre o primeiro caso da “monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos, no município, que foi confirmado pela Secretaria de Saúde após resultado do teste clínico realizado pelo Laboratório Central do Governo do Ceará (LACEN), no último domingo (3).

Ao lado de Adriano Nogueira, da Coordenação da Atenção Primária à Saúde, e Iolanda Lima, da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, a chefe da pasta detalhou o contexto da confirmação de diagnóstico laboratorial positivo para monkeypox. Além disso, foi explicado o conceito da doença, sintomas, transmissão e período de incubação. A comitiva ainda detalhou o cenário epidemiológico da varíola no município e em todo mundo, quais medidas de prevenção estão sendo tomadas, dentre outros assuntos.

O caso confirmado em Russas é de um homem, de 43 anos, que foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar desde o dia 21 do mês passado. Equipes da Secretaria de Saúde do município estão monitorando o cumprimento de todos os protocolos sanitários necessários com o paciente contaminado. A pasta esclarece que não há perigo iminente de surto da varíola dos macacos no Brasil, diferente das doenças respiratórias como Covid-19.

Confira a entrevista completa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.