Ceará receberá mais 161 mil doses de imunizantes nesta semana; Quixadá registrou baixa adesão ao Saúde Digital e pode receber menos doses

O governador do Ceará Camilo Santana anunciou que o estado receberá, ainda nesta semana, mais de 161 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 98.280 serão da Pfizer e 63 mil CoronaVac. O dia e horário da chegada dos lotes ainda serão informados pelo Ministério da Saúde. O último lote de CoronaVac que o Ceará recebeu foi em 15 de maio, resultado de uma ação judicial que exigiu o envio de remessa extra para completar a imunização de pessoas com a segunda dose atrasada. Desde então o estado não havia recebido mais imunizantes produzidos pelo Butantan.

O Ceará também aguarda três milhões de vacinas da farmacêutica Janssen, que seria feita ao Brasil na última terça, 15, mas foi adiada. Além de outras 183 mil doses da Sputnik V, vacina russa que teve a compra excepcional liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.

QUIXADÁ E O CADASTRO DE VACINAÇÃO

No Sertão Central, Quixadá, uma das maiores cidades da região, teve destaque negativo pela baixa adesão ao sistema de cadastro para a vacinação no Ceará. As doses, por conta das limitações de envios, chegam aos municípios de acordo com as demandas apresentadas: 1, pelas secretarias de saúde, com base nos grupos prioritários e 2, pela base cadastrada no Saúde Digital, plataforma desenvolvida pela secretaria de saúde do estado.

A gestão do município, que foi um dos últimos a entregar para o governo um plano de imunização, não se preocupou em lançar campanhas de cadastro em massa da população, o que resultou em uma baixíssima adesão. A prefeitura corre agora contra o tempo, pelo temor em ficar sem doses suficientes, como aconteceu nos últimos dias quando a cidade teve de suspender o calendário de vacinação do público geral por falta de imunizantes. O descontrole e falta de planejamento estão custando caro aos quixadaenses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *