120 mil vacinas da Janssen chegam na próxima semana ao Ceará

Cerca de 120 mil doses dos imunizantes Janssen, as primeiras da empresa, contra a Covid-19 vão chegar ao Ceará no início da próxima semana. O novo lote será direcionado para a vacinação de pessoas do grupo de idade entre 30 e 44 anos, de todos os 184 municípios cearenses. A notícia foi anunciada na noite desta sexta, 11, pelo governador Camilo Santana.

“O Ceará vai receber no começo da próxima semana o primeiro lote de vacinas da Janssen, fabricada pela Johnson & Johnson. Serão 120.200 doses, que serão distribuídas aos 184 municípios cearenses. A vacina, que é dose única, será aplicada na população entre 30 e 44 anos, de acordo com resolução da Comissão de Intergestores Bipartite”, destacou Camilo em suas redes sociais.

A Secretaria da Saúde estadual vai começar a distribuição das doses aos municípios logo após o recebimento. Os imunizantes devem chegar ao Ceará entre os dias 14 e 15 de junho. A Secretaria buscará fazer recomendações específicas para a aplicação das vacinas para evitar perdas das doses, já que o prazo de vencimento está próximo.

Entre as recomendações dos técnicos da secretaria, estão:

  • Municípios devem englobar a priorização das aplicações em centros urbanos, evitando a pulverização territorial;
  • A utilização das doses em usuários cadastrados na plataforma Saúde Digital;
  • A observação da faixa etária de 30 a 44 anos, em ordem decrescente, ou seja, dos 44 anos aos 30 anos.

É válido lembrar que o imunizante, fabricado pela Johnson & Johnson, é de dosagem única, ou seja, diferente da CoronaVac, da AstraZeneca e da Pfizer já disponíveis e usadas para a imunização que utilizam duas doses em seu ciclo vacinal. Na Europa, onde há ampla gama de ofertas de vacinas, as da Janssen eram as mais procuradas justamente por serem única dose.

Com informações do G1.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *