URGENTE: Anvisa aprova importação da Sputnik V pelo nordeste e Covaxin pelo governo Federal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, aprovou com restrições e em caráter excepcional a importação e uso de dois imunizantes contra a Covid-19: o Sputnik V e a Covaxin.

Como relatamos mais cedo [confira], a Anvisa iria votar hoje, sexta, 6, o uso de mais duas vacinas no Brasil, a russa Sputnik V, e a indiana Covaxin. Após cerca de nove horas de deliberação e votação entre os cinco diretores da agência, às 21:21h da noite, por um placar de 4 votos a 1, a maioria se formou pela aprovação dos pedidos, encaminhados por estados do nordeste (Sputnik) e o governo Federal (Covaxin).

A decisão, porém, vale apenas para lotes específicos de imunizantes trazidos de fora e não configura autorização de uso emergencial pela agência. As vacinas foram aprovadas para uso em até 1% da população. Atualmente, quatro imunizantes têm autorização para aplicação no Brasil: Coronavac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen -a última, porém, ainda não está em uso, pois seus lotes não estão disponíveis no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *