Novo decreto estadual: Sertão Central e Vale do Jaguaribe avançam na retomada da economia; Cariri não. Confira

Como de costume, nesta sexta-feira, 28, o governador Camilo Santana, ao lado do secretário de saúde do estado, Dr. Cabeto, anunciou em live as novas medidas promovidas em decreto estadual de enfrentamento a pandemia do novo Coronavírus. Confira os detalhes de acordo com a fala de Camilo:

“Após reunião do nosso Comitê de enfrentamento à Covid, anunciei as medidas do novo decreto estadual, que passa a vigorar na próxima segunda-feira, 31, e vai até dia 6 de junho. Ficou definido que as macrorregiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe avançam na reabertura.”

A atualização no decreto de retomada da economia no Ceará entra em vigor na segunda. Camilo falou que, seguindo os dados e recomendações propostas pelo Comitê científico constituído no estado contra a Covid-19, entre as novas medidas estão o avanço das regiões do Sertão Central.e do Vale do Jaguaribe/Litoral Leste na reabertura, seguindo as últimas medidas adotadas em Fortaleza, na região metropolitana da capital e do Norte/Sobral. Entre as medidas estão o retorno presencial de aulas e ampliação no horário do comércio.

“Já o Cariri permanece na fase anterior, em virtude da ainda alta incidência de casos. Recomendamos que sejam mantidas ou ampliadas as restrições nos municípios que ainda apresentam índices elevados de casos e óbitos.” Continuou o governador

Ou seja, agora a situação se inverte. Nas últimas semanas, a recomendação dada pelo governo estadual era de que o SC e o VJ seguissem normas mais rígidas de isolamento. Com o funcionamento das medidas e estabilidade da transmissão, a recomendação agora é feita para o Cariri, maior região do estado. A opção por regionalizar a flexibilização do isolamento social no Ceará partiu há cerca de duas semanas pelo governador em comum acordo com o comitê estadual.

Vacinação de professores

O governador falou ainda do início da imunização dos profissionais da educação no Ceará. A medida foi anunciada por Camilo nós últimos dias, e faz parte dos esforços do estado em retomar as aulas presenciais com mais segurança.

“Amanhã iniciaremos a vacinação dos professores em todo o estado, tanto da rede pública quanto da rede privada. Somente com a vacinação em massa conseguiremos superar de vez essa pandemia, que tem causado tanta dor e sofrimento. Juntos vamos superar esse momento difícil.”

De acordo com o governador, a imunização irá iniciar já a partir desse sábado, 29, em todos os 184 municípios cearenses, e para profissionais da rede pública e privada. A imunização seguirá, porém, os critérios envolvendo os grupos de risco. O Ceará já utiliza os três imunizantes disponíveis no país: Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. O estado aguarda a liberação da Sputnik V pela Anvisa, já que também comprou milhões de doses da vacina russa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.