Nova Russas: TRE cassa chapa de vereadores. Outras cidades tem ações do tipo

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu, nesta sexta-feira (14), cassar a chapa inteira de candidatos a vereador do PDT em Nova Russas após indícios de fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2020. Foram cassados os registros dos oito candidatos, além do diploma do vereador eleito, Diego Rocha Diogo. Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), investigações demonstraram que as candidatas Cynthia Lopes Chaves Rosa, Lina Vanessa Diogo Nunes e Tamyres Rocha Diogo não teriam realizado quaisquer atos de campanha, nem mesmo em suas redes sociais.

A Procuradoria apurou ainda que as candidatas Cynthia e Tamyres teriam realizado propaganda eleitoral para Diogo Rocha, único eleito à Câmara Municipal de Nova Russas. A decisão do TRE-CE ocorreu após recurso, já que o juiz da Zona Eleitoral, Frederico Costa Bezerra, havia julgado a ação como improcedente. Na decisão proferida na Zona Eleitoral, não havia “como se considerar da existência de prova robusta da fraude ao sistema de cotas de gênero” devido a provas “insuficientes”.

Contudo, o TRE-CE decidiu, por unanimidade, modificar a decisão e cassar a chapa inteira do partido. Russas, no Vale do Jaguaribe, tem uma ação semelhante na justiça eleitoral, como relatamos nessa matéria. Por lá, caso a decisão seja a mesma aplicada ao município dos sertões de Crateús, a Câmara municipal russana poderá perder quase 50% de seus parlamentares.

Via: Diário do Nordeste

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.