Dep. Nelinho Freitas anuncia: governador irá inaugurar parte do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe no sábado

Em entrevista exclusiva concedida nesta quarta-feira, 12, ao radialista Luis Lopes, na Rádio Progresso, o deputado estadual Nelinho Freitas anunciou que o governador do estado do Ceará, Camilo Santana, irá até a região do Vale do Jaguaribe, já neste sábado, 16, inaugurar parte do Hospital Regional local. A ala que o governador entregará ao povo jaguaribano contará com cerca de 40 leitos para internação. Ela funcionará também para desafogar a situação crítica da falta de leitos na região em decorrência do número elevado de casos de Covid-19.

O mega equipamento de saúde faz parte da estratégia estadual de descentralizar a saúde avançada no Ceará. As regiões Norte/Sobral, Cariri e Sertão Central já dispõe de unidades do tipo. O do Vale do Jaguaribe fica no tríplice limite dos municípios de Morada Nova, Limoeiro do Norte e Russas.

A estrutura física conta com investimento de cerca de R$ 122 milhões, feito através da Secretaria da Saúde do Ceará, pelo Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado (Proexmaes II), englobando recursos do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O equipamento ocupa uma área de quase 30 mil metros quadrados (m²). O HRVJ funcionará para dar cobertura à Macrorregião Litoral Leste/Jaguaribe, garantindo atendimento médico-hospitalar à população de pelo menos 20 municípios e cerca de meio milhão de habitantes. Contará com unidades de emergência e urgência, ambulatório, centro de imagem e diagnóstico, centro de parto, centro cirúrgico com seis salas, e enfermarias clínica, cirúrgica, traumatológica e pediátrica, somando 304 leitos. Terá ainda Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal e UTIs neonatal, pediátrica e adulta, além de espaço para ensino e pesquisa.

Acompanhe a fala na íntegra do parlamentar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *