TRE cassa diploma de prefeito e vice de Itaiçaba; município pode ter nova eleição.

O TRE-CE cassou nesta quinta-feira, 6, os diplomas do prefeito de Itaiçaba, Frank Gomes (PDT) e do vice-prefeito, Iranilson Lima Bezerra (PP), por abuso de poder econômico ou político no último pleito eleitoral, em 2020. No julgamento, o relator do processo na corte eleitoral, José Vidal Silva Neto, votou pela cassação dos diplomas e inelegibilidade, uma vez que o prefeito teve as contas públicas reprovadas pela Câmara Municipal de Itaiçaba. Além disso, foi candidato sob liminar da justiça, que caiu apenas dois dias após provimento do recurso. A juíza Kamile Moreira, votou contrária ao relator, e teve o acompanhamento de dois desembargadores. Na votação apertada -estava em 3 votos a 3, o presidente da Corte, desembargador Haroldo Máximo, acompanhou o relator, seguindo o provimento dos recursos e pela cassação dos diplomas.

Agora, prefeito e vice deverão recorrer a instância superior da justiça eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que vai definir os destinos do município de Itaiçaba. Caso a última instância siga as decisões do TRE, tanto prefeito quanto vice deixam o cargo de imediato e Itaiçaba deverá receber novas eleições suplementares, como relatamos o caso de Jaguaruana, outra cidade, há menos de um mês aqui.

Em nota divulgada em suas redes sociais, o prefeito Frank Gomes tranquiliza a população, diz que não será afastado do cargo enquanto couber recursos e que “tudo no tempo e na vontade de Deus”. Veja a nota na íntegra:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *