Governador autoriza reabertura gradual do comércio, mas mantém medidas restritivas

O governador do estado do Ceará, Camilo Santana, realizou live nesse sábado, 10, para anunciar novas medidas de enfrentamento a pandemia do Coronavírus. A expectativa era de que o governador anunciasse a retomada da economia, como havia adiantado empresários da Fecomércio. Camilo autorizou o retorno de atividades consideradas não essenciais, entre elas o comércio. O conjunto de medidas será publicado ainda neste hoje, em decreto, passando a valer já na próxima segunda-feira, 12.

RETOMADA GRADUAL

A reabertura do comércio não será imediata, tendo um período transitório. Com relação ao comércio e serviços, Camilo declarou que o comércio de rua vai funcionar de 10h às 16h. Shopping centers, de 12h às 18h. No período de retorno, a capacidade de funcionamento para ambos será de apenas 25%. Os restaurantes seguirão os mesmos horários. “Vão funcionar em horários diferenciados para reduzir a pressão sobre o sistema de transporte”, disse o governador. O gestor explicou que haverá toque de recolher de 20h até às 5h, de segunda a domingo. Isolamento rígido no fim de semana, funcionando apenas atividades essenciais.

AULAS PRESENCIAIS

Quanto ao retorno das aulas do ensino infantil para alunos de 4 e 5 anos, com relação ao primeiro e segundo anos  do fundamental, a capacidade será de 35%. “Há uma tendência na redução de casos, na transmissão que é muito importante para qualquer tipo de tomada de decisão”, disse Camilo. Já as sgrejas poderão funcionar com cultos e missas presenciais, mas com capacidade de apenas 10%. Demais espaços públicos e áreas comuns de condomínios seguem  fechadas.

Via: Governo do Ceará

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *