Russas se prepara para vacinação contra Covid-19

A Prefeitura de Russas, através da Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS), está organizando a campanha de vacinação contra a Covid-19. Apesar de ainda não haver uma data definida, o Município está seguindo todas as normativas do Ministério da Saúde.

Para a campanha de vacinação, foram envolvidas as Coordenadorias de Imunização, Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS), entre outras, para traçar estratégias, com base nas determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde (SESA). Para executar as ações da Campanha, o Município já realizou o cadastramento dos vacinadores e dos estabelecimentos de saúde, todos inseridos nas Equipes de Saúde da Família.

As vacinas serão fornecidas pelo Ministério da Saúde, de onde serão distribuídas aos estados e, posteriormente, aos municípios. Sobre a chegada das vacinas, insumos e a data de início da vacinação, a Coordenadora de Imunização da SEMUS, Lana Michelle, informou que todo o processo está aguardando as liberações das doses para o município. “Estamos aguardando a definição e liberação das doses que serão destinadas para vacinação em Russas, mas até lá, já estamos preparando nossas equipes para o início da Campanha. Sobre os insumos, o Estado vai nos fornecer as seringas, que devem chegar através das Superintendências Estaduais.” Informou.

A Coordenadora acrescentou que todas as coordenadorias envolvidas na vacinação, estarão reunidas na tarde desta segunda-feira (18), para traçar as estratégias de logística da campanha e que novas informações sobre o início da campanha serão divulgadas no site www.russas.ce.gov.br.

Estrutura

O município conta com Rede de Frio, equipada com câmaras refrigeradas de altíssima tecnologia para receber, armazenar e distribuir os imunobiológicos, para as 20 salas de vacina presentes nas Unidades Básicas de Saúde, também adequadas para a campanha de vacinação contra a COVID-19.

Grupos Prioritários

No Ceará, a prioridade de vacinação será para os profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19, de unidades de saúde públicas e privadas. Estes serão vacinados em seus locais de trabalho. Além deles, serão vacinados idosos que residem em asilos e idosos com idades acima de 75 anos. Todos os grupos da primeira fase serão vacinados à medida que cheguem mais lotes nas próximas semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *