Preocupante: Russas registra 18 casos suspeitos de reinfecção de COVID-19, afirma secretário de saúde
Em entrevista concedida nesta terça-feira (1), à Rádio Progresso, o secretário de saúde de Russas, Dr. Reginaldo, explanou sobre a atual situação epidemiológica do município.
Atualmente, de acordo com o secretário, Russas possui 9 pacientes internados em unidades hospitalares. Desses, seis estão internados em Russas, dois em Limoeiro do Norte e um em Fortaleza. Dr Reginaldo destacou também que o número de casos confirmados aumentou nos últimos dias, apesar da situação continuar estável.
Situação em municípios importantes do Vale do Jaguaribe
Em Limoeiro do Norte, município vizinho, apenas dois pacientes estão internados, e ao todo, já foram registrados 41 óbitos. Aracati, também no Vale do Jaguaribe, o número de óbitos já chega a 53. No município de Morada Nova, o número de internados são de quatro pacientes, enquanto os óbitos somam 53.
Apesar da situação epidemiológica ser estável, o secretário ressalta que a população não pode relaxar e deve reforçar a prevenção ao vírus, assim como as autoridades vão intensificar as ações preventivas.
Reinfecção
Em relação aos casos de reinfecção, o secretário aponta que, até o momento, já foram registrados 18 casos suspeitos que se encaixam na condição de reinfecção. Ou seja, já positivaram pelo menos duas vezes para COVID-19.
O secretário afirmou que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), já foi informada sobre esse casos suspeitos, e que, o órgão estadual fará um estudo para averiguar a situação. Dr. Reginaldo adiantou que os pacientes com suspeita de reinfecção receberão visitas de profissionais da Sesa, que seguirão protocolos específicos com os pacientes, aplicando questionários e exames.