Morada Nova recebe Selo Município Verde por progresso na gestão ambiental

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) divulgou resultado final da 13ª Edição do Programa Selo Município Verde (PSMV) e de acordo com as avaliações, 22 cidades estão classificadas. O titular da SEMA, Artur Bruno, parabeniza os municípios por colocarem a questão ambiental como pauta prioritária e espera que mais cidades possam seguir o exemplo. “Estas localidades priorizaram políticas de resíduos sólidos, de educação ambiental, de fauna e flora, de criação de unidade de conservação”, disse. “A nossa expectativa é que nos próximos anos avancemos mais ainda no desenvolvimento sustentável do Ceará”, conclui.

Nove municípios atingiram a classificação Categoria B e 13, a Categoria C. conforme o Índice Sócio Ambiental do PSMV. De acordo com a técnica Socorro Azevedo, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA) e integrante do Comitê, os classificados na Categoria B “estão a caminho de uma gestão ambiental adequada, no entanto, precisam superar desafios, e os que estão na C precisam implantar uma política ambiental em busca de melhores resultados”. A classificação foi deliberada por ocasião da 1ª Reunião Extraordinária do Comitê Gestor e 2a Reunião Extraordinária da Comissão Técnica, ocorridas dia 9 de novembro. Artur Bruno preside o Comitê Gestor.

Sobre o selo

O Selo Município Verde é um Programa de Certificação Ambiental Pública, instituído pela Lei Estadual nº13.304/03, alterada pela Lei nº16.128, de 14 de Outubro de 2016 e regulamentado pelos Decretos n.º 27.073/03 e n.º27.074/03. Identifica a cada dois anos os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados na salvaguarda ambiental, atendendo a critérios de conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Os 22 municípios classificados receberão da SEMA a Certificação e a Premiação Selo Município Verde durante solenidade ainda sem data marcada.

Vale do Jaguaribe

O município de Morada Nova foi o único da região jaguaribana a receber o selo. O município foi classificado com a categoria B. Apenas nove municípios cearenses receberam essa classificação e estão com os melhores desempenhos em todo o Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *