Banabuiú: Gravações revelam esquema seletivo para distribuição de canoas organizado pelo prefeito Edinho Nobre

Áudios gravados durante uma reunião interna entre o atual prefeito e candidato à reeleição de Banabuiú, Edinho Nobre (PDT), e outras duas pessoas da gestão municipal, vazaram e trouxeram à tona um esquema seletivo para distribuição de canoas para pescadores.

A gravação inicia com Edinho Nobre indagando o seguinte: “O negócio das canoas, como é que tá? [..] eu tou falando das canoas que chegaram”. Em seguida, uma mulher identificada como Hortência, responde que “nós estamos preparando os contratos, mas o senhor tem que dar os dizeres”.

“Psiu! Olha, deixa eu dizer aqui para vocês, conversa pouco sobre as canoas, porquê as canoas eu só vou entregar pra quem for do nosso lado. Quem não for não adianta que não recebe”, enfatiza o candidato. Mais a frente, a gravação mostra Edinho perguntando ao secretário da Pesca e Agricultura, Glauco Fausto Brito, que também é responsável pela Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, sobre a quantidade de canoas, recebendo a resposta de que seriam treze. “Pronto, nós vamos resolver para entregar [as canoas] essa semana”, determina o prefeito, justificando: “Porque nós [apoiadores da reeleição de Edinho Nobre] estamos atrás de voto”.

A continuação mostra Edinho Nobre pedindo para ter acesso a uma relação com nomes dos pescadores a fim de decidir quais vão ser beneficiados com as canoas. “O momento é usar o que nós temos. Garantir o meu”, diz Edinho. O candidato do PDT orienta a Glauco e Hortência para que induzam os pescadores, mostrando para eles que “o programa é nosso [gestão Edinho Nobre] e pra continuar nós temos que ganhar a eleição”. A frase termina com Edinho perguntando aos seu aliados: “Ou só vamos ficar servindo o povo, sendo besta?”.

Aparentemente a gravação foi feita em uma segunda-feira e a entrega das canoas aconteceria em uma sexta-feira. Os áudios não revelaram datas exatas.

Posição da assessoria jurídica de Edinho Nobre

Procurada pela nossa redação, a assessoria jurídica do candidato diz que: “O setor jurídico da coligação “Para Banabuiú Continuar mudando” informa que os áudios já foram judicializados e que responderá o caso nos autos do processo”.

Confira abaixo o vídeo com as gravações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *