Jaguaribe recebe a 46ª base do Raio do Ceará

O governador do Ceará, Camilo Santana, entregou na tarde desta quarta-feira (11), a 46ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), na cidade de Jaguaribe. A solenidade virtual ocorreu com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron; o comandante geral da PM, Márcio de Oliveira; o comandante do CPRaio, Roberto Ribeiro; além de outras autoridades.

“Nós temos 2.428 policiais militares só do Raio no Ceará. São 82 viaturas e mais de 1.500 motocicletas. Lembrando que o compromisso que eu assumi no meu governo, no meu primeiro mandato, era implantar bases do Raio em todos os municípios acima de 50 mil habitantes e cumprimos. Agora, nesse segundo mandato, é montar bases em todas as cidades acima de 30 mil habitantes”, destacou o chefe do Executivo estadual em sua fala. A base de Jaguaribe contará com 29 PMs, 12 motos e duas viaturas. Ela funcionará 24 horas em todos os dias da semana e foi construída em parceria com a Prefeitura.

Camilo aproveitou para falar sobre a atuação ostensiva do CPRaio, especialmente na conhecida “política de combate à mobilidade do crime”, que ocorre em conjunto com o sistema de videomonitoramento e a utilização de inteligências artificiais desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. “O envolvimento do Raio tem sido fundamental na política combate à mobilidade do crime, com o Spia, com o videomonitoramento, por meio de câmeras que temos colocado em todos esses municípios. Portanto, hoje, entregaremos a base do Raio lá de Jaguaribe. Lembrando que na Região Metropolitana, nós temos 11 bases. Além disso, são mais 34 bases espalhadas pelo interior”, disse.

No total, a interiorização do CPRaio é oriunda de um investimento realizado pelo Governo do Ceará. No total, foram mais de R$ 83 milhões aplicados à segurança pública cearense. O governador anunciou ainda que em breve, o município também contará com o sistema de videomonitoramento da SSPDS. Atualmente, o Estado possui mais de 3.300 câmeras interligadas. “Lembrando que é uma sede própria, 24 horas presente. E nesse momento, nós estamos implantando o Raio, mas em breve, implantaremos o sistema de videomonitoramento, com uma base fixa para dar mais segurança à população”, revelou.

Em sua fala, Sandro Caron expressou a gratidão ao governador Camilo Santana pelos investimentos aplicados à segurança pública durante a sua gestão. “Mais uma vez, deixo nossa palavra de agradecimento por todo o investimento na Segurança Pública no Ceará. Por todo o apoio que sempre traz para as demandas que a segurança pública leva ao senhor e pela sensibilidade. E mais uma vez aqui, governador, o senhor mostra extremo empenho e preocupação, dessa vez com a população de Jaguaribe”, disse.

Formação

Com uma formação que inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais, os “raianos” são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar com mais facilidade ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.