Donos de empresa que encomendou pesquisa em Quixadá tem ligação com família Silveira

Nesta quinta-feira (29), a primeira pesquisa registrada no município de Quixadá, realizada pelo Instituto Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (IPESPE) teve divulgação suspensa após decisão do juiz Welithon Alves Mesquita, da  6ª zona eleitoral, em acatar ação da coligação “Agora é a vez do povo”, que tem Sérgio Onofre como candidato a prefeito de Quixadá.

Sérgio Onofre chegou a apontar possíveis “distorções” no questionário aplicado pela pesquisa, como amostragem abaixo do mínimo de 1% do eleitorado quixadaense e perguntas que mencionavam apenas dois candidatos; Ilário Marques (PT) e Ricardo Silveira (PSD).

O Jornal do Ceará foi a fundo e descobriu que a responsável pelo pedido da pesquisa ao Ipespe, foi Taynara Aparecida Ferreira da Silva Lima, dona da empresa Sertão Notícias Publicidade e Eventos, com sede em Boa Viagem. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Taynara pagou a cifra de R$ 21 mil reais para que a pesquisa fosse a campo. Taynara é esposa de Ulisses Lima, que por sua vez, é proprietário do site “Folha do Sertão”, onde seria publicado o resultado da pesquisa em primeira mão.

Ulisses Lima e Taynara Silva são casados. Imagem: Captura de Tela

O empresário Ulisses Lima é amigo de Everardo Filho, também conhecido como Everardinho. Everardo é dono do Sistema Monólitos de Comunicação e irmão de Ricardo Silveira, candidato a prefeito de Quixadá pelo PSD. O Sistema Monólitos possui uma rádio e um blog de notícias em Quixadá que fazem oposição violenta contra a gestão do atual prefeito Ilário Marques.

Ulisses Lima e Everardinho durante encontro em um restaurante em Quixadá. Foto: Reprodução Redes Sociais.

A decisão do juiz não julgou a possibilidade de fraude durante a pesquisa. A estranheza apontada por outros candidatos a prefeito de Quixadá, como Ilário Marques e Sérgio Onofre, é o interesse da empresa de Taynara, esposa de Ulisses, em uma pesquisa na cidade de Quixadá, já que a mídia do casal não exerce forte influência entre os quixadaenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.