Fim de uma era: Raimundo Cordeiro e Weber Araújo estão fora da disputa eleitoral depois de 24 anos

O município de Russas, que possui o maior eleitorado do Vale do Jaguaribe, terá uma eleição histórica em 2020. Acontece que dois políticos que sempre se alternaram no comando da Prefeitura não estão mais na disputa.

O atual prefeito, Raimundo Weber Araújo, já foi eleito quatro vezes para comandar o paço municipal de Russas. A primeira vez em que esteve no comando do executivo foi em 1997, após ter sido eleito no ano anterior. Em 2000, Weber Araújo é reeleito e termina seu primeiro ciclo de oito anos no poder.

Quem sucede Weber, a partir de 2005, é Raimundo Cordeiro ou Raimundinho como é mais conhecido. Ele fica como prefeito até o fim de 2012, depois de ter sido reeleito.

Após oito anos fora da Prefeitura de Russas, Weber Araújo retorna para o cargo de prefeito em 2013, sendo reeleito novamente em 2016, quando disputou as eleições contra Raimundo Cordeiro, vencendo por uma pequena diferença de votos.

Sempre em lados opostos, Weber Araújo e Raimundinho, ao que tudo indica, encerram um ciclo de alternância no poder ao não colocarem seus nomes à disposição do povo russano nas eleições municipais de 2020. Não bastasse o fim de uma era, os dois se juntam e apoiam um só candidato à prefeito: Nathizael Gonçalves (PT).

Outra curiosidade é que Weber Araújo, filiado do PRB, partido presidido em âmbito Estadual pelo ex-deputado federal Ronaldo Martins, e também sigla na qual filhos do presidente Jair Bolsonaro estão, junto com Raimundinho (PSDB), partido com ideologia de direita, apoiam um candidato do Partido dos Trabalhadores. Se no cenário político nacional a possibilidade de coalisão entre os três partidos seja quase impossível, em Russas, já é uma realidade.

Muitos aliados, tanto de Weber como de Raimundinho, se surpreenderam com o fato de ambos estarem apoiando uma mesma candidatura nas eleições deste ano. A surpresa, no entanto, é vista como negativa, já que os dois se digladiaram por décadas e agora somam juntos um só apoio.

Há quem cogite o apoio ao candidato do PT como uma forma que Weber Araújo e Raimundinho encontraram de se manter no poder sem que estejam diretamente na disputa. Por fim, Russas, sem dúvidas, terá uma eleição histórica marcada pelo fim de uma era (dos Raimundos) e o surgimento de um novo nome político.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *