Pesquisa aponta segundo turno entre Luizianne (PT) e Capitão Wagner (PROS) em Fortaleza

Pesquisa de opinião divulgada nesta sexta-feira (25) pelo instituto Zaytec mostra a deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins (PT) garantindo uma vaga no segundo turno da disputa eleitoral de Fortaleza contra o bolsonarista Capitão Wagner (PROS). O levantamento foi contratado pelo PT, com 1.200 entrevistas entre os dias 19 e 22 de setembro.

Em primeiro lugar aparece Wagner, com 35,1%, pouco à frente de Luizianne, que aparece com 23,2% das intenções de voto. Em seguida surgem Heitor Férrer (Solidariedade), com 7,1%, e Dr. Sarto (PDT), 5,1%.

Os números divulgados nesta sexta mostram uma aproximação de Luizianne de Wagner, quando comparados os percentuais da última pesquisa oficial, revelada em novembro pelo Paraná Pesquisas. Pesquisas internas do PT e do PDT realizadas nas últimas semanas apontavam uma distância de cerca de 10 pontos percentuais.

A pesquisa mediu ainda a preferência partidária da população de Fortaleza e a influência de cabos eleitorais nacionais. O PT é a legenda preferida, com 27% de apoio, seguido de PROS (4%), PDT (2,9%) e PSL (2,5%). Lula é quem melhor influencia nas eleições, com 45,5% dos entrevistados afirmando “aumentar sua vontade de votar no candidato” apoiado pelo ex-presidente (Luizianne). O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, é o pior nesse quesito, com 44,2% dizendo que “diminui a sua vontade de votar no candidato” apoiado por ele.

Capitão Wagner é o representante mais destacado do bolsonarismo na disputa. O partido dele, o PROS, foi alvo de operação da Polícia Federal na semana passada com suspeitas de candidaturas laranja nas eleições de 2018. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número 00921/2020.

Conteúdo: Revista Fórum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *