Pesquisa eleitoral para prefeito de Russas terá resultado divulgado nesta quarta-feira (29)

Uma pesquisa para intensões de votos para prefeito de Russas será divulgada nesta quarta-feira (29) pela Ampla Pesquisa/ LV Eventos, realizadora da ação. A amostragem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com registro de identificação CE-00962/2020.

Foram ouvidas, entre os dias 26 e 27 de julho, 400 pessoas que moram em Russas. Os entrevistados deveriam 16 anos, no mínimo e estarem aptos a votar.

A pesquisa foi estratificada segundo combinação das variáveis sexo e faixa etária do eleitorado. O tamanho dos estratos proporcional a esses segmentos, de acordo com informações de estatística do eleitorado fornecidas pelo TSE, levam em consideração os dados do eleitorado de dezembro de 2019.

Em Russas, os eleitores do sexo masculino são 47,11%. Já as mulheres representam 52,89%. Os jovens com idade de 16 a 17 anos, representam 0,98%. Entre 18 a 20 anos, 5,48% da população votam; já entre 21 a 24 anos, 9,07% dos russanos estão aptos a oficialmente escolherem seus candidatos na eleição.

Entre os adultos, a faixa etária com maior número de eleitores está entre 45 a 59 anos, com 23,43% da população, seguidos das pessoas entre 25 a 34 anos, que representam 22,85% do eleitorado e os de 35 a 44 anos, que são 20,45% dos eleitores. Os idosos que votam entre 60 a 69 anos são 9,34% dos eleitores. Com 70 anos ou mais este percentual chega a 8,41%

Ainda sobre a pesquisa realizada em Russas, há peguntas sobre a avaliação dos governos federal, estadual e municipal. Foi perguntado também qual o principal problema de Russas, onda há 15 opções de escolha, ente as quais Educação, Saúde, coleta de lixo e Segurança.

Entre os nomes citados para intenção de votos para prefeito do município estão o do radialista Júnior Gonçalves (DEM), do empresário Sávio Gurgel (PDT), do presidente da Câmara Municipal Nathizael Gonçalves (PT) e do ex-prefeito Zilzo Evangelista (MDB). Já nas intenções para vice, o questionário cita os nomes de doutor Paulo Campelo, doutor Wallace Meireles, Guida Maia, Liro Paz, Lucilene Torquato, Meire do Rabelo e Salete do João de Alípio.

A previsão é de que a margem de erro da amostra seja de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A eleição de Russas, neste ano, quebrará um ciclo hegemônico de 24 anos das lideranças de Weber Araújo que atualmente é o prefeito e está na quarta gestão e de Raimundo Cordeiro de Freitas que foi chefe do Executivo Russano por dois mandatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *