Russas entra na 2ª fase da retomada da economia e reduz número de internados com Covid-19

O município de Russas, no Vale do Jaguaribe, registrou do início da pandemia do novo coronavírus até às 8h51min desta segunda-feira (27), 2.006 casos de infecção pelo novo coronavírus, destes 1.790 estão recuperados e outras 42 pessoas morreram em decorrência da Covid-19, de acordo com dados da plataforma IntegraSUS do Governo do Estado do Ceará.

Em meio as incertezas trazidas pela doença, a Secretaria de Saúde do município registrou uma boa notícia em uma avaliação feita em duas semanas: A queda do número de internados com Covid-19. Entre 15 e 22 de julho, o município tinha 32 pessoas internadas infectados pelo coronavírus ou no Hospital de Campanha de Limoeiro do Norte ou em Fortaleza ou no Hospital Regional e durante o período citado, este número caiu para 14, chegando a apenas 12 pessoas nesta segunda-feira.

A informação foi repassada pelo secretário de Saúde de Russas, Gilberto Rodrigues, em entrevista nesta manhã ao diretor da Rádio Progresso (AM 1.140), Luís Lopes. “Nós tínhamos 32 pessoas internadas em Russas, Limoeiro, Sertão Central e Fortaleza, que são nossos hospitais referências, que a gente regula e manda o paciente quando está com problema mais graves. Então, nós tínhamos 32 pessoas internadas, mas quando foi na sexta-feira, nós tínhamos 28, quando foi no domingo a gente tinha 22, quando foi na segunda, tínhamos 19 e quando foi na quarta-feira, que completava oito dias, a gente só tinha 14 e, hoje, nós só temos 12”, detalhou o secretário.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município não há nenhum internado com a boca doença, motivo de comemoração do secretário de Saúde. “Tem zero na UPA, dois no nosso hospital de campanha e 10 distribuídos entre Quixeramobim, Limoeiro e Fortaleza. Isto é um indicador muito importante porque as internações estão diminuindo, a população está procurando menos os hospitais e isto é um excelente indicador que nos alegra muito”, comemorou.

O secretário informou, com exclusividade, que Russas registra mais duas mortes por Covid-19, que não foram registrados no sistema por conta das inconsistências da plataforma. “Inclusive, nós tivemos 42 óbitos e mais dois óbitos que foram confirmados, que estavam esperando resultado, mas já haviam morrido e que não foram registrados por problema quando vamos cadastrar no sistema. Vai para 44 (óbitos) o município de Russas”, disse.

Iniciando a 2ª fase da retomada da economia nesta segunda-feira (27), serão permitidos o funcionamento de templos religiosos, com apenas 20% da capacidade e, a partir das 10h com fechamento às 16h, negócios de alimentação fora do lar, que devem trabalhar com 40% da capacidade. Nestes casos, o secretário alertou para o cumprimento de algumas medidas como o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento entre as pessoas. “Ir de máscaras, lavar aos mãos ao chegar no restaurante, todos os restaurantes têm que ter lavatório. Usar álcool em gel. Manter o distanciamento, mesmo na mesa manter o distanciamento. É usar esses protocolos. Essas aberturas vêm, mas não libera total não. É preciso que observe isso para não haver um relaxamento. Todo mundo não pode achar que estamos voltando a vida normal. Nós temos que voltar a vida normal observando esses protocolos, que são bem conhecidos em todo o mundo”, alertou Gilberto Rodrigues.

Foto: Prefeitura de Russas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *